Paraíba

Com o apoio do SENAI, jovens de Santa Rita terão a oportunidade de se qualificar na área de processo de produção

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de março de 2022

Na última quinta-feira, 03/03, 60 jovens da cidade de Santa Rita, participaram da aula inaugural do curso de operador de processo de produção, que será oferecido através da parceria do SENAI, com a indústria Alpargatas e a prefeitura municipal.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, do gerente de pessoas da Alpargatas, em Santa Rita, Florivaldo Alves e do gerente do Centro de Tecnologia e Inovação Industrial – CITI/CAM, Gustavo Andrade.

As aulas acontecem no Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da prefeitura de Santa Rita. O curso terá duração de sete meses e irá profissionalizar 60 alunos, sendo 30 alunos no turno da manhã e 30 alunos no turno da tarde.

Os alunos que participarão do curso foram selecionados através do Programa Jovem Aprendiz. E o curso será dividido em duas fases, a fase escola, onde os alunos assistirão aulas no NAC, onde receberão uma formação teórica, e a fase empresa, onde eles terão aulas práticas na indústria Alpargatas.

“Com essa iniciativa a gente procura vencer aquela dicotomia que existe na questão da empregabilidade do jovem, onde muitas vezes eles não têm oportunidade de trabalho porque não tem experiência, e por isso não tem oportunidade, e através da aprendizagem ele ao mesmo tempo que é preparado para trabalhar em determinado setor, já vivencia a prática profissional, e tem a chance de ser contratado pela empresa. Ou seja, através do Programa Jovem Aprendiz ele vai estudar, e adquirir experiência e conhecimento técnico necessários para ter essa inserção no mercado de trabalho”, concluiu Gustavo Andrade, gerente do SENAI CITI/CAM.

De acordo com Gustavo, na indústria Alpargatas, onde o SENAI já atua na formação de aprendizes em Campina Grande e Alagoa Nova, cerca de 80% dos jovens que participam do programa de aprendizagem são contratados pela indústria, ou seja, passam da condição de jovem aprendiz para a condição de colaboradores contratados para trabalhar na operação da indústria.

Pioneirismo em Mogeiro

Na cidade de Mogeiro, o SENAI iniciou no dia 03 de março, a primeira turma de jovens aprendizes para atender a indústria Alpargatas. A aula inaugural do curso de operador de processo de produção reuniu representantes do município, a exemplo da secretária de Educação, Maria de Fátima, e o vice-prefeito, Zé Neto, além de gestores da indústria.

A turma de aprendizes é formada por 30 jovens que  foram selecionados pela própria indústria de calçados, e serão capacitados através da parceria entre a Alpargatas, o SENAI e a Prefeitura de Mogeiro. As aulas começaram estão sendo realizadas numa escola municipal, no turno da noite.