Paraíba

Competição no SENAI em CG escolhe profissional que irá representar a PB na maior competição de panificação do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 31 de maio de 2024

Etapa nacional da Arena do Pão será entre os dias 23 a 26 de Julho, deste ano, em São Paulo

Depois de dois dias de uma disputa intensa, onde oito profissionais da panificação puderam mostrar suas habilidades artísticas, criatividade, e técnicas, na produção de pão integral, brioche, baguette e massa folhada fermentada – croissant, na última quarta-feira, no SENAI Distrito Industrial em Campina Grande, foram conhecidos os vencedores da etapa regional Norte/Nordeste, e o profissional que irá representar as regiões na seletiva nacional, que acontecerá em São Paulo, no mês de julho.

“Sediar a Arena do Pão reforça o compromisso do SENAI da Paraíba em contribuir com os setores produtivos e de desenvolvimento econômico do estado, uma vez que oferecemos cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho sobretudo das indústrias e sindicatos associados à FIEPB, capacitando profissionais para atender às necessidades de uma sociedade em constante evolução”, explicou Daniela Almeida, diretora Regional do SENAI PB.

Os competidores foram avaliados por um corpo de jurados formado pelos empreendedores da área de panificação, Polyanna Rochely e Norival Monteiro, pelo coordenador de serviços e atendimento ao cliente da Academia Bunge, Alex Sandro Cascimiro, pelo Chef de Cozinha e Consultor Gastronômico, Stenio Birth, e pelo Técnico do SENAI PB, Alan Queiroz.

Os profissionais classificados nesta fase foram: em primeiro lugar, Edivaldo Antônio da Silva, que é da Paraíba, e em segundo lugar Flávio Henrique Teixeira do Nascimento, de Pernambuco, os dois irão representar as regiões Norte/Nordeste na Competição Nacional. Em terceiro lugar ficou Marcelo Vieira da Silva, de Alagoas, e em quarto lugar Carlos Alberto Cardoso da Costa, que é instrutor da área de panificação do SENAI PB.

“Estou muito feliz em fazer parte da final e ser um representante do Norte/Nordeste, mostrando para o Brasil que temos grandes profissionais na área da panificação em nossas regiões. Será uma honra estar junto dos grandes padeiros do Brasil, só tenho que agradecer ao SENAI pela oportunidade, pois a Arena do Pão em Campina Grande descobriu novos talentos que vão fazer a diferença na panificação brasileira”, afirmou Edivaldo Antônio da Silva.

“Para mim é um orgulho representar o meu estado, e o Nordeste, nesta etapa Nacional, e buscarei representar da melhor maneira possível, porque o fato de ser classificado, pra mim, já é uma vitória. Então me sinto lisonjeado, e agradeço a toda equipe do SENAI PB, que nos proporcionou participar da Arena do Pão, e o sentimento é de felicidade e gratidão em competir com os melhores panificadores do Brasil na maior competição do nosso país”, disse Flávio Henrique.

Durante a seletiva Norte/Nordeste da Arena do Pão, aconteceram ainda no dia 28/05 oficinas gratuitas, que reuniram quase 90 participantes, que ampliaram os conhecimentos numa programação gratuita, onde foram abordados temas como  “Trigo e Fermentação”, (Com Alex Cascimiro), “Presença Digital é Massa” (Com Kaká Nascimento) e “Tendências em Confeitaria Bolos personalizados com Chantilly” (Com Gustavo Maicon).

Já no dia 29, os temas abordados foram “Tendências em Confeitaria – Tortas de Vitrine com Arabescos e Ganaches”, (com Gustavo Maicon), “Engajamento que cresce como fermento” (com Cássia Gomes) e “Tendências em Confeitaria – Monoporções de Sobremesas” (com Gustavo Maicon).

A programação foi realizada pelo SENAI da Paraíba em parceria com Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande, Associação dos Panificadores da Paraíba - ASPANEP, e pela FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina.