Compartilhar

Paraíba

Confeccionador de Calçados:  SENAI PB forma mais de 100 profissionais para a indústria calçadista

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de maio de 2022

A previsão é que sejam formados 160 novos profissionais pelo SENAI para atuar no mercado calçadista


Com a proposta de promover a formação profissional, ofertando capacitação para os trabalhadores do setor industrial, o SENAI da Paraíba, através do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado – CTCC Albano Franco formalizou uma parceria com a prefeitura municipal da cidade de Floresta - PE e o Sebrae – PE, visando a oferta de cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento para os moradores do município.

Desde o mês de setembro do ano passado, a Unidade Móvel de Couro e Calçado está na cidade pernambucana, oferecendo os cursos de Qualificação em Confeccionador de Calçados (160 Horas) e de Aperfeiçoamento em Confeccionador de Botas de segurança (80 Horas). 

Cerca de 100 pessoas distribuídas em 5 turmas estão sendo capacitadas no curso de Qualificação em Confeccionador de Calçados, que é ministrado pela instrutora Joana Darc Pereira, e busca preparar profissionais para o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas, associadas à confecção de artefatos em couro, como carteira, necessaire, cintos, chaveiros, entre outros respeitando os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Já o curso de Aperfeiçoamento em Confeccionador de Botas de segurança ministrado pelo instrutor Melzaque Candido está sendo ofertado para 60 pessoas da Associação Cabritos da Floresta, distribuídas, em 2 turmas. A proposta é promover o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional na produção de Calçados de Segurança, de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança.

 

“É satisfatório manter uma parceria com o SENAI PB, que além da competência dos profissionais, é referência na área de calçados, e possui expertise no assunto, entregando sempre o melhor em capacitação para que sejam formados profissionais com competências e habilidades para esse mercado forte e sólido”, afirmou Ana Carolina, gestora do Sebrae, na cidade de Floresta.

A gerente de RH da Associação Cabritos da Floresta, Zenaide Freire Novaes, falou sobre os resultados que a capacitação trouxe na rotina da Associação, e ressaltou o interesse em levar outros cursos para os membros. 

“Tivemos uma experiência maravilhosa, com uma boa aceitação por parte das pessoas que participam da Associação, e conseguimos ao longo do curso, mudar nosso comportamento em relação aos processos de produção, tornando os setores mais organizados o que gerou um ganho na produtividade. E Ganhamos também no aproveitamento de materiais, pois antes tínhamos muito desperdício, e com a capacitação praticamente eliminamos isso. Agora estamos fazendo um monitoramento para que essa mudança seja duradora, e esperamos oferecer em breve, com o apoio do SENAI – PB, novas capacitações para os nossos associados”, afirmou Zenaide Freire Novaes.

A previsão é que sejam formados 160 novos profissionais pelo SENAI para atuar no mercado calçadista. A conclusão das turmas acontecerá nesta quarta-feira, dia 25 de maio.

Outras Notícias