Compartilhar

Paraíba

Contagem Regressiva: Alunos do SENAI PB enfrentam maratona de treinos para a Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de fevereiro de 2022

Para sediar a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, o SENAI Prata, em Campina Grande receberá além de equipamentos específicos para as provas, terá um ambiente montado especialmente para a competição que é a maior da América Latina em Educação Profissional


A rotina de Joel Davi não tem sido fácil, o aluno do curso de Instalações Elétricas, do SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, tem passado as manhãs e tardes, se preparando para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, e para alcançar um bom resultado, dedica oito horas por dia, aos treinos de simulados.

“Como a competição será no próximo mês de março, estou intensificando os treinos, de segunda a sexta-feira, tenho dedicado pelos menos 8 horas a minha preparação”, disse Joel, que é orientado pelo instrutor Geivison Nicreson.

Desde 2018 matriculado no curso de eletroeletrônica, Joel foi selecionado em 2019 para participar da Olimpíada do Conhecimento, mas em decorrência da pandemia, a competição foi adiada, e agora, ele corre contra o tempo, tudo para ficar preparado para as 17 horas de provas que enfrentará durante três dias, onde além da montagem de uma estrutura com instalações elétricas, ele precisará fazer a programação dos componentes. 

Além disso, durante a avaliação, Joel Davi vai precisar identificar os defeitos apresentados pelos componentes elétricos da estrutura, dentro de um tempo estabelecido de uma hora.

“Apesar de todo o cansaço, tem sido gratificante e muito proveitoso participar desses momentos de preparação para a Olimpíada. É uma oportunidade única, e que nos prepara para o mercado. Espero fazer uma boa participação, em igualdade com os outros competidores, e acima de tudo mostrar a qualidade do ensino que é ofertado no SENAI da Paraíba”, enfatizou.

Quem também está se dedicando ao máximo para representar a Paraíba em alto estilo, na competição é o aluno, Caio Nascimento, do curso de Design Gráfico, do SENAI Prata, em Campina Grande.

São 12 horas em média por dia, de muito treino, envolvendo estudos da teoria, exercícios práticos e a realização de simulados.

“ Nessa reta final intensifiquei os treinos em conjunto com o meu instrutor Julionito Garllards, as vezes ultrapassamos as 12 horas, sempre buscando nos aproximar, do que será cobrado durante a competição”, comentou Caio.

Há 03 anos, ele é aluno do SENAI, e na instituição descobriu no Design Gráfico bem mais que uma profissão, uma paixão que pretende inserir no cotidiano dele, por toda à vida. “Era uma área na qual eu não me identificava, e que pra mim era algo bem distante. Mas no SENAI, acabei enxergando o Design Gráfico de uma forma diferente, e hoje eu não me imagino mais sem trabalhar na área, ele me escolheu, e é o que eu quero fazer pra o resto da vida”, ressalta o aluno.

Sobre a oportunidade de participar da Olimpíada do Conhecimento, Caio resume em poucas palavras.

“A sensação é de uma realização literal, a Olimpíada mudou a minha vida, mudou minha forma de ver o futuro. Ademais, ela é uma porta aberta para o crescimento profissional, hoje eu me sinto muito capacitado para desenvolver qualquer tipo de trabalho na minha área de atuação, e isso eu devo a Olimpíada do Conhecimento”, enfatizou.

A etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento acontecerá entre os dias 21 e 26 de março, de forma presencial, no SENAI Prata, em Campina Grande. A Paraíba será representada em três ocupações, Instalações Elétricas, que terá como representante Joel Davi, do SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, Design Gráfico, representada por Caio Nascimento do SENAI Prata, e Desenho Mecânico CAD, que terá o aluno Vitor Oliveira, que foi escolhido pelo SENAI Paraíba para representar o estado, na ocupação.   

“É quase que indescritível a sensação de representar um estado tão rico em cultura e diversidade, como a Paraíba, foi emocionante quando recebi o convite de estar junto com os melhores do país lutando por uma classificação na etapa nacional levando todo o nome e legado do estado da Paraíba”, comentou Vitor.

A minha preparação inicial se diferenciou dos demais competidores no método em que ela é aplicada, a maior parte do meu treinamento foi realizado de forma remota, porém a presença dos instrutores na minha formação era tão próxima, quanto de uma formação presencial. Já nessa reta final mudou, cheguei à Paraíba no dia 14 de fevereiro, e estou em treinamento no SENAI Prata, onde tenho acesso a uma estrutura moderna, e onde conto com o apoio do instrutor Linniker Bast, que tem me auxiliado nessa reta final, explicou.

Para sediar a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, o SENAI Prata, em Campina Grande receberá além de equipamentos específicos para as provas, terá um ambiente montado especialmente para a competição que é a maior da América Latina em Educação Profissional. Serão 5 dias de maratona, onde acontecerão também provas preparativas para a etapa escolar, que acontecerá em 2024.

“Temos o objetivo de classificar nossos competidores para a etapa mundial da Olimpíada do Conhecimento, portanto, estamos constantemente incentivando a dedicação dos estudantes, uma vez que o evento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI, e para nós estar entre os melhores é algo fundamental”, explicou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba. 

Outras Notícias