CT Minerais participa da Implantação do Pólo Cimenteiro na Paraíba

Por Tássita Araújo/Campina Grande - PB - Publicado 23 de novembro de 2011

O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial SENAI/CITI, através do CT Minerais Ernesto Reibel esteve presente no 1º Fórum de Fomento da Cadeia Produtiva do Pólo Cimenteiro da Paraíba, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, na cidade de João Pessoa. O evento teve como finalidade o fortalecimento da cadeia produtiva local e a difusão das tecnologias para a produção de cimento na Zona da mata do Estado.

A realização do fórum promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), foi motivada pela ampliação da produção de cimento na Paraíba, com a chegada de três novas empresas do setor: Brennand, Cimpor e Elizabeth. A instalação das empresas no Estado foi o tema da palestra do Presidente da Federação das Indústrias do estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha. Na ocasião, ele destacou a importância das empresas e os resultados dessa ampliação no setor cimenteiro com as instalações das fábricas no Estado até o final de 2013, com a estimativa de investimentos de mais de R$ 1,2 bilhão.

A Diretora Regional do SENAI-PB, Maria Gricélia Pinheiro de Melo ressaltou os resultados positivos para o Estado da Paraíba com a implantação do Pólo cimenteiro. “As cidades do Conde, Alhandra e Caaporã, irão ganhar muito com essa implantação do Poló Cimenteiro, e o SENAI vai apoiar na formação de profissionais qualificados para atender a demanda das vagas que serão geradas nessas empresas”. Afirmou Gricélia.

Gricélia Pinheiro destacou também a posição que o Estado da Paraíba se encontra na produção de Cimento. “Esse setor merece total atenção, visto que atualmente, aqui na Região Nordeste o Estado da Paraíba está como o segundo maior em produção de cimento, com a marca aproximada de dois milhões de toneladas por ano”.

O CT Minerais/SENAI participou do workshop do Pólo Cimenteiro da Paraíba levando informações do Curso Técnico de Mineração a apresentando alguns dos seus projetos de Inovação realizados em parceria com empresas paraibanas, como o Tijolo ecológico de Solo e Cimento. O Engenheiro Francisco Nunes destacou a importância do fórum Poló cimenteiro para o Estado, “O evento foi bastante proveitoso por debater todos os assuntos relacionados as instalações das fabricas no que diz respeito ao Meio Ambiente, Segurança, e a Formação Profissional por parte do SENAI-PB”, disse.

O evento contou com a participação de técnicos do Governo do Estado, representantes de instituições ambientais e de incentivos locais, nacionais e financeiros, indústrias de cimento e fornecedores de máquinas e equipamentos, transporte e logística.

O SENAI/CITI fica localizado na Av. Assis Chateubriad, 4585. Distrito Industrial em Campina Grande PB.  Maiores informações: 83 3182-0231/3182-0210.

Colaboração/Texto/Foto: Gilbran Kalil