CTCC presta serviço de consultoria para a Indaiá

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 25 de abril de 2008

Desde 2006 o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco, por intermédio do setor ambiental, vem desenvolvendo um trabalho para a Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda, da cidade de Santa Rita, elaborando um projeto de ampliação da estação de tratamento de efluentes da empresa.

O serviço de assistência e consultoria em meio ambiente realizado para a Indaiá teve além do objetivo de elaborar um projeto de tratamento da água antes do retorno ao meio ambiente, fiscalizar a construção dos tanques da estação de efluentes e promover a capacitação de uma equipe de seis profissionais para operacionalizar e controlar os sistemas de tratamento físico-químico e biológico por lodo ativado.

Todo o efluente oriundo do processo produtivo dos refrigerantes, do envase da água mineral e da limpeza do sistema de produção da empresa necessita estar dentro do limite permitido de substâncias químicas, orgânicas e inorgânicas, conforme a resolução CONAMA 357.

É a partir dos sistemas de tratamento implantados pelas engenheiras do setor Ambiental do CTCC, Fátima Vieira e Angélica Mina, que a empresa Indaiá passou a atender as exigências do Órgão Ambiental do Estado, lançando em um corpo receptor (rio) seu efluente em condições legais.

Colaboração/Texto: Carol Torquato.