Curso de Padeiro para Beneficiados pelo Fome Zero

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 21 de julho de 2008

Através da parceria com o Governo Federal, o Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes realiza cursos de Qualificação atendendo a pessoas que estão cadastradas no Programa Fome Zero, na cidade de Campina Grande. Na última sexta-feira, (/07) mais uma turma concluiu o Curso de Padeiro, ministrado pelo Instrutor, José Lima Neto, que atua há mais de 20 anos na área de panificação.

O SENAI trabalha em função da construção social e profissional do indivíduo. Para o mercado de trabalho atual, não basta apenas conhecer as técnicas de uma ocupação, é importante que o exercício social faça parte da relação de trabalho entre os funcionários de uma empresa ou instituição. Com isso o SENAI trabalha na construção social e profissional do indivíduo, e o Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes ensina durante os cursos comportamento, higiene, vestimentas adequadas, além por em prática a interação na equipe com dinâmicas de grupos. “O SENAI ensina muito bem a parte social e profissional. Aprendi muita coisa, novidades que poderei utilizar no dia-a-dia no mercado de trabalho. O SENAI é sem duvida um excelente caminho para levar pessoas ao meio profissional”, afirmou Alex Sandro da Silva, trabalhador da área de panificação do Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O curso de Padeiro foi realizado durante cinco semanas com carga horária de 100 horas. As aulas foram ministradas para 15 alunos do Programa Fome Zero. O Instrutor José Lima destacou o bom rendimento da turma. " Todos estavam interessados em aprender as receitas e as técnicas repassadas em sala, o que acabou contribuindo para que os alunos tivessem ainda mais um bom rendimento". O instrutor ressaltou também a importância da mão-de-obra qualificada. “A área de panificação de Campina Grande necessita de muita mão-de-obra especializada, levando em conta que o mercado de trabalho oferece múltiplas opções”, frisou.

Durante o Curso, os alunos tiveram acesso a um vasto conteúdo programático que incluiu: “Higiene Aplicada à Indústria de Alimentos”; “Extração do Glúten”; “Massa Doce Especial”; “Pão Italiano”;” Massa Sovada" (Criolo, Brote, Baiano e Carteira); "Pão de Milho"; "Pão de Leite"; "Pão Recife"; "Bolacha Creminha"; "Bolacha de Coco"; "Massa de Pizza"; "Bolacha sete capas"; "Bolacha Suíça"; "Bolacha Praeira" e "Biscoito Palito".

Durante o encerramento do curso estiveram presentes além do Gerente do Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, Felipe Vieira Neto, o Agente de Mercado, Ulisses Leite, o Coordenador de Educação Florivaldo Barbosa e, a Representante do Programa Fome Zero de Campina Grande, Gitana Ribeiro Colaço. Na oportunidade Felipe Vieira Neto aproveitou para parabenizar os alunos e o professor pelo sucesso do curso, e falou da importância da capacitação profissional. A coordenadora Gitana Ribeiro ressaltou a importância do curso de qualificação para a nova realidade de vida dos alunos e informou que haverá mais capacitações sendo realizadas através da parceria do Programa Fome Zero com o SENAI. “Hoje a indústria busca profissionais capacitados e qualificados, com formação especializada. Por isso, escolhemos o SENAI como parceiro, levando em conta que é uma instituição conceituada com relação à Educação Profissionalizante”, ressaltou Gitana.

Informações sobre o Curso de Padeiro pelo telefone: () 3341-3344.

Colaboração/Texto/Fotos: Gérson Freitas e Aline Souza.