Compartilhar

Curso do SENAI/PAS orienta restaurantes em Campina

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 11 de fevereiro de 2010

Entre os dias 8 e 11 desta semana o SENAI e o Programa de Alimentos Seguros - PAS realizaram, em Cam

Entre os dias 8 e 11 desta semana o SENAI e o Programa de Alimentos Seguros - PAS realizaram, em Campina Grande, o curso de Implantação Orientada de Boas Práticas de Manipulação. O curso foi oferecido a 10 restaurantes de Campina Grande a exemplo de Articulinária, Tábua de Carne, Forno de Pizza, Picanha 200, Sapore de Itália, Restaurante do Alexandre, entre outros.  

A proposta de ministrar o curso surgiu da necessidade de adequar os restaurantes de Campina Grande, a portarias federais e estaduais que regulamentam o setor, a exemplo das portarias 216/2004 e a lei de qualidade alimentar 7.587/2004.

Entre o conteúdo visto pelos participantes esteve inserido: Controle de Perigos, neste ponto se analisou - conceituação, microrganismos, contaminação, prevenção e correção, registros e coleta de amostras. Vindo na sequência o item Boas Práticas, no qual foi apresentado - estrutura física do estabelecimento, controle de água, controle de pragas, saúde do manipulador, higiene e comportamento pessoal, higienização de superfícies, lixo, visitantes, controle de fornecedores, pré-preparo. Este ponto foi seguido de Controles na produção, onde foi visto - preparo, porcionamento, distribuição, sobras, coleta e guarda de amostras. E, finalmente foram apresentadas Noções sobre o Sistema APPCC.  

O curso de 16h/aula, será seguido ainda de cinco visitas aos estabelecimentos técnicas aos estabecimentos que participaram da capacitação. "Estou surpreso com a quantidade informações importantes recebidas neste curso. Realmente vamos procurar nos moldar por cada uma delas e claro cobrar de nossa equipe todo o empenho neste sentido e para tanto, vamos repassar tudo o que ouvimos aqui" disse empresário Antônio Niwton, participante do curso. "Estou gostando bastante, as informações são bastante interessantes. Bom seria se todos da empresa em que trabalho podessem está ouvindo todos esses ensinamentos", disse a participante Maria da Conceição Silva.  

Segundo a coordenação do curso, a capacitação agora entrará na segunda fase. "Vamos nos programar agora para visitar os restaurantes participantes da Implantação Orientada de Boas Práticas de Manipulação para assim podermos encerrar este ciclo", disse Ana Karla.

Informações adicionais sobre as ações do Programa de Alimentos Seguros - PAS do SENAI da Paraíba, podem ser obtidas através dos telefones: () 3182-0231/ 3182-0203 

Outras Notícias