Paraíba

Dia da Inovação: SENAI estimula alunos a desenvolverem projetos inovadores em oficinas de prototipação

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de outubro de 2022

O Dia 19 de outubro é destinado a comemorar avanços e, sobretudo, estruturar o desenvolvimento de uma agenda de inovação competitiva e próspera. Na Paraíba, a data conhecida como Dia Nacional da Inovação foi marcada nas unidades do SENAI, e nas empresas onde há alunos da instituição matriculados em cursos de aprendizagem industrial, pela realização de oficinas de prototipação, onde eles puderam desenvolver projetos com foco inovador.

A ação foi resultante da Saga SENAI de Inovação, e contou com a participação de mais de 200 alunos da instituição, que acompanharam as oficinas onde puderam trocar experiência, e fomentar ideias para o desenvolvimento da inovação. Ao final da programação, eles apresentaram para instrutores e colegas de outras escolas do SENAI, as propostas desenvolvidas.

“O principal objetivo da oficina foi apresentar o desenvolvimento da inovação de forma acessível, mostrando para os alunos que é possível inovar com os recursos que se tem, que eles são capazes de fazer grandes coisas a partir da sua criatividade”, comentou Tayze Cristine, interlocutora da Saga SENAI de Inovação na Paraíba.

A experiência foi muito rica como ressalta Arthur Bezerra, docente do Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, localizado na cidade de Sousa. Ele trabalhou com a turma In Company, dentro de uma empresa em Itaporanga "Os alunos do MBG gostaram muito, a aula fluiu muito bem, e se tornou memorável para eles."

“Para mim foi de imensa importância a participação na oficina de prototipação o que me ajudou a desenvolver melhor o trabalho em grupo, além de mostrar o quanto o trabalho manual motiva nossa mente a refletir. Com materiais simples conseguimos desenvolver o que se foi planejado ver a materialização do nosso projeto foi muito legal, assim como conhecer trabalhos de outros alunos foi muito proveitoso, de uma aprendizagem marcante”, afirmou Maria Helena, aluna do curso de operador de computador do SENAI Bayeux.

Já a aluna Camile Batista Ferreira, do curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web Design do Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, do SENAI, em Caaporã falou sobre a oportunidade de participar da oficina. “Foi uma experiência nova, minha primeira vez participando do projeto, e gostei muito pelo fato de poder trabalhar em equipe, poder ouvir as ideias que foram levantadas no grupo e tomar decisões em conjunto”, disse.

A Saga SENAI de Inovação busca promover ações empreendedoras e inovadoras que colaborem no engajamento e preparação dos indivíduos para os desafios da sociedade, estimulando a criatividade e o senso de empreendedorismo.