Diretora Regional do SENAI da PB abre oficialmente a Olimpíada do Conhecimento e ressalta a importância do evento para a formação dos jovens

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de outubro de 2019

Programação da Olimpíada acontece até a próxima sexta-feira em CG

Na manhã desta segunda-feira, 21/10, a diretora regional do SENAI da Paraíba, Marinalda Adjuto abriu oficialmente a programação da Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento 2019, no Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, em Campina Grande.

Na ocasião, a diretora falou sobre o reconhecimento que a Olimpíada tem trazido ao SENAI, e dos resultados que o evento traz para os alunos e instrutores da instituição.

“A Olimpíada destaca as habilidades técnicas e pessoais dos nossos alunos, que participam de avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho, dai a importância da participação deles nesse evento. Não podemos deixar de lembrar que os melhores nesta etapa estadual serão selecionados para a Etapa Nacional, e ainda poderão chegar até a Wordskills que é a olimpíada mundial de profissões técnicas e reúne participantes de vários países. Em 2015, a equipe do SENAI foi campeã, em 2017 ficou em 3º lugar, o que demonstra o alto nível de excelência da educação profissional brasileira”, ressaltou Marinalda Adjuto.

Quem também participou da cerimônia de abertura da Olimpíada foi o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro. Ele destacou o papel do Sistema S, e falou da aproximação da Secretaria com o SENAI. “O Sistema S aqui representado pelo SENAI presta um serviço muito relevante para a nossa cidade, porque prepara os jovens para o Futuro. E a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem uma parceria exitosa com o SENAI que atuará na capacitação das equipes responsáveis pelo Espaço 4.0 aqui em nosso município”, comentou.

A partir das 13h os alunos/competidores participaram ao longo da tarde de hoje de um momento de ambientação com o local, e ferramentas que utilizarão durante a competição, que começará amanhã, 22/10, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h, e seguirá até a quinta-feira, 24/10, nos  horários das 08h às 12h.

Nesta etapa, os alunos dos Centros de Formação Profissional do SENAI, das cidades de João Pessoa, Bayeux e de Campina Grande, competirão em seis modalidades, são elas: Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Computação em Nuvem, Confeitaria, Design Gráfico, Instalador de Eletricidade Predial e Polimecânica e Automação.

Os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas em suas respectivas ocupações, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Nesta fase, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades e atitudes - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

Durante a Olimpíada acontecerão também, o Grand Prix SENAI de Inovação, o Inova SENAI, o Desafio SENAI de Projetos Integradores que fazem parte da Saga SENAI de Inovação que é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a

Durante a programação acontecerá o lançamento da Unidade Móvel de Sistemas de Energias Renováveis que é a 2ª do Brasil, adquirida em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Autom e Truckvan.

Na Olimpíada acontecerão também atividades paralelas como o Campeonato de LOL, o Conexão Jovem (um espaço para palestras) e será montado o Espaço Inovação com o objetivo de estimular o Empreendedorismo Inovador através de Palestras, Oficinas e Talk Show. No local, o público terá a chance de interagir com pesquisadores, empresas, indústrias e Instituições do Estado com os temas: Empreendedorismo Inovador, Tecnologias Sustentáveis, Design Industrial, Indústria 4.0 e programação com arduíno.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5374.