Compartilhar

Edital de inovação 2007

Por SENAI NACIONAL - Publicado 04 de maio de 2007

O Edital SENAI Inovação contabilizou este ano 97 inscrições. O número é recorde e supera a soma dos

O Edital SENAI Inovação contabilizou este ano 97 inscrições. O número é recorde e supera a soma dos trabalhos enviados nas três edições anteriores, que foi de 93. A iniciativa visa incentivar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico nas empresas brasileiras. O SENAI Santa Catarina foi o líder em número de inscrições, com 17 projetos, seguido de Minas Gerais (), Paraíba () e Rio Grande do Sul (). A novidade deste ano foi o envio de propostas de Regionais que não haviam participado antes, como Mato Grosso do Sul e Piauí.

Para Ricardo Machado, gerente de Inovação e Difusão Tecnológica da Unidade de Tecnologia Industrial do SENAI Nacional, o grande número de inscritos revela a consolidação do edital e uma mudança de paradigma nos Regionais da organização, estimulados pelo Departamento Nacional. "Nos últimos anos, fizemos um grande esforço para mostrar aos Regionais que é possível promover inovações incrementais – melhoria em produtos ou processos já existentes – em empresas de diversos portes que podem se traduzir em novos negócios para os parceiros", destaca.

Na prática – Os projetos são desenvolvidos em conjunto por especialistas do SENAI e empresas privadas. Universidades, centros de pesquisa e instituições governamentais podem participar como terceiros nos projetos. "O setor privado tem as idéias e nós entramos com o know-how para torná-las realidade. Isto é, colocá-las no mercado", acrescenta Machado.

Em três anos de edital, 23 propostas receberam o apoio em pesquisa, infra-estrutura e recursos. Em 2004, dos 42 projetos apresentados sete foram selecionados. Em 2005 também foram escolhidas sete propostas. No ano passado foram nove.

Projetos bem-sucedidos – Quatro projetos selecionados em anos anteriores no Edital do SENAI serão apresentados nos próximos dias 24 e 25 de abril, em São Paulo, durante o 2º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, no Hotel Hilton. O encontro reunirá especialistas internacionais, empresários, acadêmicos e representantes do governo para discutir a importância do desenvolvimento tecnológico para o aumento da competitividade da indústria e as políticas de inovação industrial.

Entre os projetos que serão apresentados no dia 24 está o da Cerâmica Lavaqui, com sede em Várzea Grande, no Mato Grosso. A partir de uma carência – a falta de argila branca na região – a empresa desenvolveu um novo processo e colocou um produto pioneiro no mercado: tijolos coloridos. O empresário José Lavaqui Sobrinho apresentará na capital paulista as vantagens da esmaltação eletrostática em tijolos, processo que lhe permitiu entrar em um mercado mais sofisticado da construção civil.

Foto: www.unicamp.br   

Outras Notícias