Edital de Inovação 2007, Paraíba faz terceiro maior número de inscrições

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 27 de abril de 2007

Inovação em foco
O SENAI/PB desponta como o terceiro colocado em número de inscrições junto ao Edital de Inovação 2007. Com um total de 10 projetos inscritos, a Paraíba perde apenas para os estados de Santa Catarina, com 17 e Minas Gerais, com 12 inscrições. A informação é do SENAI Nacional.

Com uma proposta voltada ao incentivo, a pesquisa aplicada e ao desenvolvimento tecnológico nas empresas brasileiras, o Edital de Inovação, cuja realização é do SENAI Nacional, conta este ano com 97 projetos inscritos, em todo o país, número recorde, que supera a soma dos trabalhos enviados em três edições. O fato é visto como uma consolidação do Edital e também como mudança de paradigma nos regionais do SENAI.

Para edição deste ano, o Edital de Inovação estará disponibilizando até R$ 1.300,000,00 (Um milhão e trezentos mil reais) para cobertura de projetos, que devem ter solicitação de recursos estipulados numa ordem entre R$ 20.000,00 (Vinte mil reais) a R$ 100.000,00 (Cem mil reais).

Desde 2006 o SENAI/PB vem se destacando na apresentação de propostas ao Edital de Inovação, quando teve dois projetos aprovados: "Produção de Tubos a partir da Utilização do Polietileno Tereftalico (PET)", desenvolvido em parceria com a empresa TECHPLAST e outro "Reciclagem de cinzas oriundas do processo de incineração de residuos sólidos contendo cromo, para obtenção de pegmento a ser utilizado na fabricação de tinta", desenvolvido em parceria com a COUROTEX.

Em três anos de edital, 23 propostas receberam o apoio em pesquisa, infra-estrutura e recursos. Em 2004, dos 42 projetos apresentados, sete foram selecionados. Em 2005 também foram escolhidas sete propostas e no ano passado foram nove.

Informações complementares podem ser obtidas na Unidade de Pesquisa Estudo e Avaliação do SENAI/PB, pelo fone: () 3310-5301.