Educação Tecnologia e Inovação

Em palestra na UFCG, SENAI reforça o papel da inteligência artificial na educação

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 26 de setembro de 2024

A inteligência artificial (IA) vem desempenhando um papel fundamental na revolução da pesquisa científica e dos estudos acadêmicos, permitindo a automação de processos e o processamento de grandes volumes de dados. Na última quarta-feira (18), durante uma palestra promovida no evento Inspira Adm, realizado pelo curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o instrutor do SENAI Paraíba, Arthur Levi, destacou o impacto transformador dessa tecnologia, abordando as inúmeras aplicações da IA nos campos da ciência e da educação.

O profissional ressaltou que a IA pode ser uma ferramenta crucial para a educação e para a pesquisa científica. Essa tecnologia tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados, sugerir soluções e auxiliar na criação de novos conhecimentos. Empresas como OpenAI, Google, Microsoft e Meta lideram o desenvolvimento dessas plataformas, que estão cada vez mais presentes em ambientes acadêmicos.

Entre os exemplos mais inovadores, destacou-se o uso da IA pela empresa NotCo®, que utiliza um algoritmo chamado Giuseppe para o desenvolvimento de produtos alimentícios, a partir da análise e comparação da estrutura molecular de alimento que podem ser replicados, utilizando apenas ingredientes vegetais. A capacidade da IA de cruzar informações e gerar formulações similares a produtos animais demonstra seu poder de transformar diversas áreas, desde a indústria alimentícia até o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais.

A IA também se mostra uma ferramenta poderosa para lidar com tarefas repetitivas e a análise de grandes volumes de dados. No contexto educacional, isso pode significar a automatização de processos, como a correção de trabalhos, ou a personalização de experiências de aprendizado para os estudantes. Com a incorporação crescente dessa tecnologia nas universidades e centros de pesquisa, as expectativas para o futuro acadêmico e científico são promissoras, abrindo novas portas para a inovação.

O SENAI Paraíba tem apostado na utilização da inteligência artificial em sua abordagem educacional. Essa estratégia visa não apenas atualizar o currículo, mas também garantir que os alunos adquiram competências que atendam às demandas atuais do mercado.

Texto/Colaboração | Igor Batista