Compartilhar

Paraíba

Em parceria com a Indústria TESS e a ONG ESSOR, SENAI PB oferece profissionalização para jovens carentes de CG

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de outubro de 2022

As aulas aconteceram no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, entre os meses de julho e setembro, e foram ministradas pelo instrutor Rifrancio Silva.


Um grupo de 32 jovens do bairro do Pedregal, em Campina Grande teve a oportunidade de se profissionalizar na área de Confeccionador de Sandálias, através da parceria entre o SENAI da Paraíba, a Indústria de Calçados TESS, e a ONG ESSOR.

As aulas aconteceram no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, entre os meses de julho e setembro, e foram ministradas pelo instrutor Rifrancio Silva.

Evellyn Mikaelle foi uma das participantes do curso. Ela reconhece que a oportunidade de se qualificar, amplia as possibilidades de trabalhar numa área promissora, que é de calçados.

“Achei um excelente curso com ótimos instrutores, e acredito que todos que concluíram terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, porque além de uma formação completa, receberam um certificado do SENAI, e a indústria de calçados, contrata muita gente aqui em Campina Grande, principalmente jovens que estão em busca da primeira oportunidade de trabalho”, comentou a jovem.

A estudante afirma que pretende continuar investindo em qualificação na área de calçados.

“Quero fazer o curso de modelista de calçados até porque é um curso mais completo, conclui o de confeccionador de sandálias e acredito que avançar um pouco mais nessa área seria excelente para meu currículo, e também aumenta as chances de conseguir uma vaga no mercado, e de poder crescer profissionalmente”, afirmou.

Ellen Pâmela, outra jovem que participou do curso, ressaltou o aprendizado que teve.

“Nas aulas eu aprendi todo o processo de produção de sandálias, a começar pela fabricação, os materiais usados, as máquinas, ferramentas, e também como a costura é feita. E o curso, despertou em mim, um interesse maior pela área, e irei sim em busca de oportunidades que me levem para a área de calçados”, disse.

O instrutor do curso, Rifrancio Silva avaliou o desempenho das turmas, e os resultados da iniciativa na vida profissional dos participantes.

“A minha análise sobre o curso de confeccionador de sandálias foi muito satisfatória, pois o aproveitamento da turma superou as minhas expectativas, o curso tem 4 unidades curriculares. Corte, preparação e costura, palmilhas e montagem, onde foram passados conhecimentos teóricos e práticos para que os alunos fossem capazes de executar todas as operações de confeccionar sandálias. A parceria SENAI, ESSOR E TESS foi fundamental para o sucesso do curso, pois trouxe motivação para os alunos que estão em busca do primeiro emprego, e viram que a chance de ingresso deles no mercado de trabalho, acabou aumentando com a conclusão do curso”, afirmou o instrutor.

“O SENAI PB e a ONG ESSOR são parceiros de longa data na oferta de oportunidades de qualificação profissional e humana para jovens em situação de vulnerabilidade social. Através desta parceria é possível observar a transformação efetiva nas condições de vida de muitos jovens atendidos pelos projetos, que conseguem alcançar seu espaço no mundo do trabalho, assim como fortalecer seus projetos de vida”, comentou Mayara Góes, Assistente de Projetos de Formação e Inserção Profissional da ESSOR no Brasil

Através do projeto Re.definir, desenvolvido através da parceria entre a TESS Indústria, o SENAI CTCC e a ONG ESSOR BRASIL, mais de 100 jovens da comunidade do Pedregal  já foram capacitados, e cerca de 50% encontram-se empregados, gerando renda e transformando o seu contexto familiar e comunitário.

As perspectivas para o desenvolvimento das atividades que marcam essa parceria tão exitosa são promissoras, e este ano, ainda estão previstas a formação de 3 turmas de qualificação profissional, além de um trabalho voltado ao empreendedorismo social com moradores da comunidade do Pedregal. 

“Essa importante ação realizada através do curso de confeccionador de sandálias demonstra claramente que o SENAI está caminhando na direção certa, já que o propósito é contribuir para a sustentabilidade da indústria e atuar como agente transformador da sociedade, ou seja, esse curso está sendo realizado visando atender uma demanda da indústria do setor produtivo, neste caso a indústria TESS, e também uma parceria com a ONG ESSOR, ou seja, uma ONG que dá cidadania, independência, autonomia, educação e visão de mundo aos jovens, principalmente aos carentes. Então a gente percebe claramente que essa parceria SENAI, TESS Indústria e a Ong ESSOR leva as melhores e maiores oportunidades e possibilidades para que os jovens encontrem oportunidade de crescer”, explicou Janildo Sales – Gerente de Educação Profissional CTCC.

O Curso de Confeccionador de Sandálias, tem carga horária de 220h, e as aulas acontecem nos turnos manhã e tarde. As aulas foram realizadas de 01 de julho, a 29 de setembro.

 

Outras Notícias