Em parceria com o SENAI empresa paraibana lança jeans produzido com algodão colorido

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 20 de novembro de 2019

A matéria-prima para a confecção do denim dispensa o tingimento

Foi durante a semana de moda sustentável “Brasil Eco Fashion Week”, em São Paulo, no último dia 16 de novembro, que o SENAI e a empresa paraibana Natural Cotton Color lançaram o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido.

O produto idealizado pela Natural Color recebeu todo o suporte do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção para o seu desenvolvimento, e foi resultante de um projeto do edital de Inovação 2016.

No Instituto SENAI de Tecnologia foram produzidos parte dos fios, e foi preparado todo o urdimento e por fim, realizada a tecelagem do Denim (tecido) de algodão colorido. E ainda foram criados materiais como o elastano degradável.

“A fibra do algodão colorido é um pouco mais curta que a do branco, mas como para o Denim nós utilizamos um tecido com titulação menor, isto é, diâmetro maior, o tamanho da fibra não foi problema na fabricação do produto”, explicou o gerente de tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, Luís Sávio.

O jeans é produzido a partir de duas variedades do algodão naturalmente colorido conhecido como BRS Rubi e BRS Jade que foram desenvolvidas pela Embrapa. A matéria-prima para a confecção do Denim, tecido usado na produção de jeans, dispensa o processo de tingimento, consequentemente o novo jeans usa menos água no processo de fabricação, se comparado ao produto tradicional.

Luís Sávio explicou o diferencial do jeans produzido a partir do algodão colorido. “Para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre quatro mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia de produção, desde a irrigação ao beneficiamento e acabamento do produto. Já o algodão colorido, não é irrigado e não necessita de tingimento. Portanto, consome menos água”, explicou.

Fotos/Créditos: Gabriel_Colombara/ Marcelo_Soubhia.