Paraíba

Empreendedores apresentam planos de negócios de startups aceleradas pelo programa Hub PB em evento na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de dezembro de 2021

Nesta terça-feira, 14/12, o auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, sediou o DemoDay, evento realizado pelo Programa de pré-aceleração de startups Hub PB desenvolvido através de uma parceria entre o Senai Paraíba, o Sebrae e o IEL. Na ocasião, representantes de 13 startups que foram aceleradas pelo programa puderam apresentar seus planos de negócios (Pitchs) para uma banca de investidores composta por dirigentes de empresas de tecnologia como a Light Infocon e a Softcom.

A programação do DemoDay, foi aberta por Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba e superintendente do IEL, que falou sobre as etapas do programa, e ressaltou o potencial das startups que foram aceleradas pelo Hub PB.

“No mês de maio quando iniciamos o programa tínhamos 25 ideias inscritas, e veio a primeira fase onde realizamos capacitações e mentorias com os empreendedores aprovados, e toda essa programação se estendeu até o mês de agosto, e envolveu a elaboração do modelo de negócio das startups, de pitchs e a participação em uma banca de mentorias, que trabalhou conteúdos como empreendedorismo, inovação, finanças e mercado. Após essa etapa, avaliamos juntamente com o Sebrae o rendimento de cada startup, e o desempenho dos empreendedores, para selecionarmos apenas 13 para a segunda fase, onde iniciamos o processo de prototipagem, que é o desenvolvimento em si das ideias e modelos de negócio.  E hoje celebramos esse importante momento com a apresentação de tantas soluções inovadoras. Tenho absoluta certeza, que todas elas serão de suma importância para o setor produtivo paraibano, haja visto que contribuirão para a produtividade e potencialidade de indústria do nosso estado”, ressaltou Euler Sales.

Durante a programação, os participantes acompanharam uma apresentação do gerente de Inovação do SENAI Nacional, Roberto Medeiros, que deu orientações para os empreedendores, alertando para as mudanças trazidas pela nova legislação das startups, e a importância de ouvir o feedback dos investidores durante as apresentações.

Na sequência, os representantes das 13 startups: e-troca; ÂNIMA;⠀dI FARIA; E-mergence; EPATAgri; Goniotech; Leve Orgânico;⠀ Moozk Music Business Services; OMNI Soluções em Pesquisa;⠀Phaser Studio 3D Print; MOVEP; Lab Sound e ERRA, apresentaram seus respectivos planos de negócios para a banca de investidores.

Sérgio Brandão, responsável pela Startup, Moozk que consiste numa plataforma, marketplace para quem busca serviços e equipamentos para shows e eventos, falou sobre a importância do programa para o negócio dele, e destacou o apoio do Senai. “Essa parceria com o Senai foi muito importante, porque através da instituição nós conseguimos ter o apoio de desenvolvedores da própria instituição, que nos ajudaram na construção de fluxos e testes da plataforma, e também em relação a network, já que tivemos a oportunidade de participar de eventos, no sertão da Paraíba, estivemos na cidade de Sousa, onde apresentamos nossa empresa para o ecossistema do sertão.

Essa parceria foi importante também para a capacitação da nossa equipe, porque chegamos aqui no final do programa, com a startup estruturada e com capacidade de ser inserida no mercado”, comentou.

Rafaela Félix, da startup, Epatagri – Tecponia, que consiste num equipamento que monitora e emite alerta de parâmetros da solução nutritiva para o sistema de cultivo de hidropônia, lembrou do suporte que teve para transformar um sonho em realidade. “O Hub PB tornou nossa Startup algo possível, quando iniciamos, tínhamos uma ideia, e a partir do momento em que entramos no Hub PB, conseguimos amadurecer a nossa empresa, desenvolvemos o plano de Negócio, e agora estamos na fase de desenvolvimento do MVP  ou produto mínimo viável, então deu um ponta pé muito significativo no desenvolvimento mesmo da nossa ideia”, afirmou.

Segundo a engenheira agrícola, o Hub Paraíba, é um programa singular, para quem deseja enveredar pelo universo das startups. “É um programa que qualifica de fato os empreendedores, e amadurece a startup, desde aquela que está na fase de ideação, como aquelas que estão na fase de prototipagem e MVP, o programa sabe direcionar bem, independente da fase em que a Startup está então eu recomendo para quem está nesse universo do empreendedorismo”, concluiu.

Ao final do DemoDay todos os representantes das startups aceleradas pelo Programa receberam troféus em reconhecimento as soluções inovadoras apresentadas.

E para acompanhar a programação completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=r6s3tZfiHGw