Um grupo de 15 jovens formado em sua maioria, por pessoas em situação de risco, na cidade de Juazeirinho, no cariri paraibano teve a vida transformada, a partir da Educação Profissional. Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, o SENAI por meio do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, em parceria com a paróquia de São José, a Prefeitura Municipal de Juazeirinho e a indústria Tintas Lux, ofereceu um curso de pintor de obras para a comunidade local.
A capacitação aconteceu por meio do projeto social Sementes do Bem, criado pela paróquia com o objetivo de formar jovens para o mercado de trabalho, sobretudo, com uma base cristã. As aulas foram realizadas pelo instrutor Jhonny Cândido, do SENAI/CITI, e parte do material do curso, como as tintas, solventes e pincéis foram doados pela indústria Tintas Lux e pela Prefeitura Municipal. A parte prática do curso aconteceu nas capelas da paróquia local, onde os alunos puderam colocar a mão na massa aproveitando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Durante o curso os alunos pintaram três capelas da paróquia (São Joaquim, Venerável Frei Damião e Sagrado Coração de Jesus), e após o término pintaram a igreja matriz de São José, um dos mais importantes cartões postais da cidade.
Caciano Barbosa foi um dos alunos concluintes, ele explicou que o curso trouxe novos aprendizados que farão toda a diferença no dia a dia da profissão que ele está começando. “Foi uma experiência muito proveitosa, porque o curso me proporcionou desenvolver técnicas de pintura que eu não conhecia, como por exemplo, preparar uma parede para aplicar a tinta e fazer o acabamento, algo que eu tinha muita dificuldade. Graças a Deus, eu consegui desenvolver essas técnicas, com orientação do instrutor Jhonny, e me aperfeiçoar na área de pintura, que a partir de agora se torna minha profissão”, afirmou o jovem, que foi convidado pela prefeitura de Juazeirinho para pintar as escolas do município.
O pároco padre Raniery Alves falou de como o a educação profissional tem mudado a realidade do município de Juazeirinho. “Inicialmente oferecemos para os jovens que vivem em situação de risco, em Juazeirinho, o curso de eletricista e agora o de pintor de obras, e isso foi possível através da parceria com o SENAI, a prefeitura e a indústria de tintas Lux. Esse curso foi muito importante, porque conseguimos retirar pessoas que estavam vulneráveis de um ambiente perigoso, e transformamos em profissionais. Muito nos alegra em saber que todos eles estão trabalhando na área de pintura, inclusive alguns foram contratados pela prefeitura municipal para pintar as escolas de Juazeirinho, e outros estão trabalhando por conta própria”, comentou o pároco.