Compartilhar

Paraíba

Empregabilidade: SENAI cria oportunidades de trabalho para moradores da cidade de Juazeirinho

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de fevereiro de 2022

Durante o curso os alunos pintaram três capelas da paróquia (São Joaquim, Venerável Frei Damião e Sagrado Coração de Jesus), e após o término pintaram a igreja matriz de São José, um dos mais importantes cartões postais da cidade.


Um grupo de 15 jovens formado em sua maioria, por pessoas em situação de risco, na cidade de Juazeirinho, no cariri paraibano teve a vida transformada, a partir da Educação Profissional. Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, o SENAI por meio do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, em parceria com a paróquia de São José, a Prefeitura Municipal de Juazeirinho e a indústria Tintas Lux, ofereceu um curso de pintor de obras para a comunidade local.

A capacitação aconteceu por meio do projeto social Sementes do Bem, criado pela paróquia com o objetivo de formar jovens para o mercado de trabalho, sobretudo, com uma base cristã. As aulas foram realizadas pelo instrutor Jhonny Cândido, do SENAI/CITI, e parte do material do curso, como as tintas, solventes e pincéis foram doados pela indústria Tintas Lux e pela Prefeitura Municipal. A parte prática do curso aconteceu nas capelas da paróquia local, onde os alunos puderam colocar a mão na massa aproveitando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

Durante o curso os alunos pintaram três capelas da paróquia (São Joaquim, Venerável Frei Damião e Sagrado Coração de Jesus), e após o término pintaram a igreja matriz de São José, um dos mais importantes cartões postais da cidade.

Caciano Barbosa foi um dos alunos concluintes, ele explicou que o curso trouxe novos aprendizados que farão toda a diferença no dia a dia da profissão que ele está começando. “Foi uma experiência muito proveitosa, porque o curso me proporcionou desenvolver técnicas de pintura que eu não conhecia, como por exemplo, preparar uma parede para aplicar a tinta e fazer o acabamento, algo que eu tinha muita dificuldade. Graças a Deus, eu consegui desenvolver essas técnicas, com orientação do instrutor Jhonny, e me aperfeiçoar na área de pintura, que a partir de agora se torna minha profissão”, afirmou o jovem, que foi convidado pela prefeitura de Juazeirinho para pintar as escolas do município.

O pároco padre Raniery Alves falou de como o a educação profissional tem mudado a realidade do município de Juazeirinho. “Inicialmente oferecemos para os jovens que vivem em situação de risco, em Juazeirinho, o curso de eletricista e agora o de pintor de obras, e isso foi possível através da parceria com o SENAI, a prefeitura e a indústria de tintas Lux. Esse curso foi muito importante, porque conseguimos retirar pessoas que estavam vulneráveis de um ambiente perigoso, e transformamos em profissionais. Muito nos alegra em saber que todos eles estão trabalhando na área de pintura, inclusive alguns foram contratados pela prefeitura municipal para pintar as escolas de Juazeirinho, e outros estão trabalhando por conta própria”, comentou o pároco.

Outras Notícias