Empreendedores e representantes de Startups do estado de Alagoas participaram na última quarta-feira, 29 de novembro, no SENAI Hub AL, de uma oficina realizada pelo especialista da área de Educação do SENAI PB, Thiego Brandão, que abordou desde o conceito de Startup, passando pelas estratégias para a modelagem, até a escolha dos clientes.
A oficina com 8 horas de duração, teve como foco a preparação para um edital de Inovação Aberta, lançado pela prefeitura de Maceió, buscando explorar elementos envolvidos na criação, desenvolvimento e gestão bem sucedida de startups. Esse programa busca desenvolver soluções inovadoras para desafios complexos identificados na cidade, a partir de propostas apresentadas pelas startups. Na ocasião os empreendedores foram orientados a como fazer a prototipagem de uma Startup, para que consigam competir no mercado.
“Os workshops desenvolvidos foram muito importantes para nós em várias vertentes. Foi um benchmarking de técnicas, práticas e experiências que ativou a nossa atuação em rede, fortalecendo as iniciativas de inovação em mais de uma unidade da federação. Então, para nós do Hub SENAI de Alagoas, é muito importante que nesse tipo de conexão a gente possa colocar a força da nossa rede, a serviço de nossos ecossistemas”, relatou a supervisora de Inovação e Empreendedorismo do SENAI Alagoas, Nicolle Oliveira Alencar.
Durante a imersão foram discutidos temas como a neoindustrialização, conceito que se refere ao processo de modernização da indústria, o papel das startups e seus desafios e oportunidades no mercado, prototipação e estratégias de go-to-market, planos que visam lançar e promover o produto ou serviço no mercado, considerando diversos aspectos.
"O primeiro passo da capacitação foi apresentar a relação entre as startups e a neoindustrialização como estratégia para revitalizar e fortalecer a indústria nacional, promovendo o crescimento econômico e social do país. Fizemos uma grande jornada sobre startups, passando pela parte conceitual, mapeamento de problemas e desenvolvimento de soluções. A gente espera que da imersão saia um vencedor desse edital", comentou Thiego Brandão.
Através do HUB Paraíba, o SENAI Paraíba, em parceria com o Sebrae e o IEL PB promove e estimula o empreendedorismo através de ações voltadas para a pré-aceleração de negócios inovadores. O programa gratuito, criado em 2021, está na 3ª edição, e desde 2021, promove também a incubação, a colaboração, a troca de conhecimentos, a geração de oportunidades e o desenvolvimento de soluções para os desafios locais e globais.
Além da oficina, realizada na última quarta-feira, 29, o especialista da área de Educação do SENAI PB, Thiego Brandão, também participou na quinta-feira, 30, de uma conversa com o time de empreendedorismo e inovação do Hub SENAI Alagoas e na sexta-feira, 01, de um debate sobre gestão de projetos de inovação.
Edital de Inovação Aberta - Capitaneado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDCITI), o edital tem uma duração média de 6 meses e o objetivo é fomentar a cultura da inovação no município e buscar o envolvimento de diversos olhares que possam propor soluções práticas e viáveis que tragam melhorias à cidade e consequentemente a vida do cidadão. Neste primeiro ciclo, o edital traz quatro desafios relacionados às áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial.