Compartilhar

Paraíba

Especialista do SENAI PB participa de equipe de validação da prova prática SAEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de abril de 2022

O SAEP consiste numa ferramenta estratégica para o SENAI no âmbito das ações realizadas em Educação Profissional e Tecnológica.


Karoline Pombo (ao centro da foto) é instrutora do curso técnico em Administração, do SENAI Prata, em Campina Grande.

Uma instrutora do SENAI Paraíba está integrando um grupo de especialistas do SENAI Nacional que validará a prova prática do curso técnico em Administração da instituição em todo o Brasil.

A validação acontece por meio do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP), que consiste numa ferramenta estratégica para o SENAI no âmbito das ações realizadas em Educação Profissional e Tecnológica.  O Sistema funciona como uma bússola,  buscando melhorias através de um processo de avaliação contínuo dos cursos oferecidos pela instituição.

Essa semana, Karoline Pombo que é instrutora do curso técnico em Administração, do SENAI Prata, em Campina Grande, esteve em Alagoas participando de um treinamento com representantes do SENAI de diversas regiões do Brasil. A Paraíba também participará dos grupos de especialistas de Eletrotécnica, Qualidade, e Manutenção e Suporte de Informática. 

Entre os dias 16 e 20 de maio, o SENAI da Paraíba irá receber especialistas dos Departamentos Regionais da instituição e do Departamento Nacional para validação da prova prática do SAEP, referente ao curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável. 

O Processo de validação ocorrerá no Centro do Inovação e Tecnologia Industrial (CITI), no Distrito Industrial em Campina Grande, que irá disponibilizar toda a infraestrutura da Unidade Móvel de Energias Renováveis e os laboratórios de energia solar e eólica para desenvolvimento das atividades práticas com os alunos do curso técnico.

E nos dias 25 e 26 de maio acontecerá a avaliação dos cursos técnicos de Administração e Eletromecânica no SENAI Prata, em Campina Grande.

Com isso o Departamento Regional do SENAI da Paraíba, passa a ser referência técnica nacional nas respectivas áreas de avaliação do SAEP.

“O SENAI da Paraíba já é referência na avaliação do SAEP, e a cada ano temos conseguido ampliar a nossa participação no quadro de especialistas do Departamento Nacional, em várias áreas tecnológicas. Esse ano estamos ingressando nas áreas de Eletrotécnica, Qualidade, e Manutenção e Suporte de Informática. E em 2020, nos classificamos em 1º lugar no Brasil, no SAEP, o que demonstra a nossa expertise técnica que impacta diretamente na formação dos nossos alunos”, afirmou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB.

O Sistema envolve quatro dimensões de avaliação, que compreende desde os projetos de cursos, o desenvolvimento de um novo curso para portfólio do SENAI, o desempenho dos estudantes e ainda uma pesquisa de acompanhamento permanente dos alunos egressos.

E os objetivos do SAEP são orientar educadores e gestores para eventuais ajustes em suas práticas pedagógicas, bem como fortalecer e enriquecer a qualidade do ensino, propiciando a formação de profissionais competentes que sejam capazes de lidar com os diversos desafios do mercado, ante o avanço do mundo tecnológico e as competências que são exigidas ao exercício das profissões. 

Outras Notícias