Compartilhar

Faculdade SENAI da Paraíba e SINDUSCON-JP ofertam pós-graduação em Tecnologia BIM aplicada à Construção Civil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 14 de maio de 2021

Curso é voltado para profissionais que atuam em projetos construtivos

A Faculdade SENAI da Paraíba firmou parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON-JP, no último dia 06 de maio, visando à oferta de um curso de pós-graduação em Tecnologia BIM aplicada à Construção Civil.

O público alvo do curso são os associados do SINDUSCON-JP, a exemplo de engenheiros, arquitetos e tecnólogos que atuem em projetos, gerenciamento e execução de obras. O curso tem carga horária de 408 horas e duração de dois anos. Essa será a terceira turma do curso oferecida através da parceria, e vai ser composta por 25 alunos. As aulas são quinzenais, aos sábados, e acontecerão na sede do próprio Sindicato, em João Pessoa. A Faculdade abrirá também uma turma do curso, em Campina Grande. 

“Firmar essa parceria com o Sinduscon-JP foi uma forma que encontramos de ampliar a formação dos profissionais do setor da construção civil, da capital, para que eles desenvolvam e gerenciem projetos com mais precisão, e ganho de produtividade, o que é essencial para um processo construtivo mais eficiente e econômico”, ressaltou Claudia Lopes, diretora da Faculdade SENAI da Paraíba. 

Na matriz curricular estão disciplinas como Trabalho colaborativo e interoperabilidade, Ferramenta BIM no desenvolvimento de projetos, Projetos de estrutura em plataforma BIM, Projetos de Instalações hidrossanitárias em plataforma BIM, Projetos de instalações elétricas em plataforma BIM, Projetos de infraestrutura em plataforma BIM, Gerenciamento de projetos e BIM, Análise de modelos e compatibilização de projetos, Recursos de parametrização e designer generativos, Ferramenta BIM para o orçamento de obras, Ferramentas BIM para o planejamento, BIM 6D: Sustentabilidade, Bim 7D: Gestão de Facilities, Realidade virtual e aumentada, além de Metodologia Científica. 

A proposta do curso é ampliar a compreensão do uso da plataforma BIM por parte dos profissionais que atuam no setor da construção, sobretudo aqueles que trabalham no desenvolvimento de projetos, e gerenciamento e execução de obras.

A metodologia BIM é considerada essencial nos projetos de engenharia porque simula a obra real em 3D, colaborando para a precisão do projeto. Além disso, ela permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos.

O decreto federal 9.983, de agosto de 2019 estabelece a utilização da plataforma BIM em execuções diretas ou indiretas de obras e serviços de engenharia, realizadas por órgãos e entidades da administração pública federal.

Informações sobre o curso de pós-graduação em Tecnologia BIM aplicada à Construção Civil, podem ser obtidas através dos telefones: (83) 3044-6602/ 3244-8655 ou no site: www.faculdadesenaidaparaiba.com.br

Outras Notícias