A Faculdade SENAI, há sete anos, tem se destacado na oferta de ensino superior para a indústria. Com seu leque de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, a instituição já formou centenas de jovens na Paraíba. Desde 2015, quando foi credenciada pelo Ministério da Educação, a faculdade tem fortalecido o seu fundamento de promoção da educação superior profissional, a partir de uma infraestrutura ampla e moderna.
Luís Sávio, professor da faculdade, em entrevista ao jornalista Luis Torres, da TV Arapuan, explicou a importância da instituição na formação acadêmica de profissionais e como atua na oferta de seus cursos.
"Muita gente desconhece que o SENAI tem uma faculdade. Além dos cursos profissionalizantes, que são mais difundidos, também tem a faculdade e os Institutos SENAI de Tecnologia, que foram frutos de pesquisas da Confederação Nacional da Indústria, que realiza essas pesquisas em todo o país para detectar demandas. Aqui na Paraíba foi detectada essa carência na formação de profissionais na área tecnológica para a indústria”, comentou o professor.
A Faculdade SENAI da Paraíba possui um vasto portfólio de cursos que vão desde a graduação em Automação Industrial, até os cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial, Modelagem Criativa, Comércio Exterior, entre outros. Segundo Sávio, está em trâmite uma solicitação, junto ao MEC, para a criação do curso em Segurança Cibernética, a primeira graduação da faculdade em Campina Grande. Os cursos de extensão da faculdade são realizados a partir da demanda da indústria.
Luis Sávio também destaca que os alunos ingressantes na faculdade, geralmente, já são oriundos das indústrias e que vão em busca de capacitação para um crescimento dentro daquela empresa. “Nós temos uma abordagem chamada CTSA, que é Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, e que se baseia nos ensinamentos de Paulo Freire, onde os professores estimulam os alunos a trazerem suas realidades, seja do trabalho ou do próprio meio social. Com isso, nós conseguimos excelentes resultados. Por exemplo, esses dias visitamos uma indústria sucroalcooleira e o diretor veio mostrar, empolgado, que um de seus colaboradores, e que é aluno da faculdade, desenvolveu um projeto de automação que permite acompanhar pelo telefone celular o controle de vazão e temperatura da produção”, contou o professor.
O ingresso na Faculdade SENAI se dá através do vestibular agendado ou pela nota do Enem, além de também abrir vagas para pessoas que já tenham outra graduação. Neste último caso, o perfil do candidato é avaliado para a possível aceitação sem a prova. Em relação ao vestibular, o interessado deve entrar em contato para a secretaria da universidade e agendar um horário para realizar a prova.
A Faculdade SENAI tem cumprido com o objetivo de potencializar a formação de recursos humanos, estimulando a pesquisa e a investigação científica, estreitando a relação entre as empresas e a academia.
Texto/Colaboração | Igor Batista