Paraíba

FIEP e SENAI implantarão equipamentos da indústria 4.0 em laboratório de mecânica

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 03 de fevereiro de 2022

O laboratório beneficiará o sindicato do setor e também toda a sociedade que busca qualificação profissional na área.

A inteligência artificial e a automação industrial já são uma realidade na indústria brasileira há muito tempo. Esse fenômeno tem mudado, significativamente e positivamente, os processos de produção e os modelos de negócios, a partir do uso de máquinas e sistemas automatizados.

Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e o SENAI deverão realizar investimentos na modernização do laboratório de mecânica do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial / Centro de Ações Móveis (SENAI CITI/CAM), atendendo um pleito do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos Automotores, Fabricação e Manutenção de Carrocerias e Reboques do Estado da Paraíba (SINDIREPA).  A instalação de equipamentos, máquinas e ferramentas modernas no espaço, deverá oferecer uma estrutura mais dinâmica e inovadora às necessidades e as exigências do mercado.

Durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 01, foi formalizado o pleito para revitalizar o laboratório com equipamentos da indústria 4.0 para atender não só o sindicato, como também as empresas associadas e a população em geral que busca capacitação e aperfeiçoamento na área de mecânica automotiva. Na ocasião estiveram presentes o presidente, Francisco Gadelha, o diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales e os empresários Max Azevedo, Josinaldo Rodrigues e Wladimir Duarte.

Segundo Euler Sales, a FIEP e o SENAI da Paraíba “tem investido na modernização dos seus laboratórios e no aperfeiçoamento técnico dos seus instrutores” para oferecer à sociedade uma estrutura moderna baseada na automação e na indústria 4.0. “Portanto, é um desejo nosso, enquanto SENAI, e do presidente da FIEP, Francisco Gadelha, entregar ao SINDIREPA e à sociedade em geral um laboratório modelo de mecânica automotiva para impulsionar os modelos de negócios já existentes em Campina Grande e região”, garantiu Euler. A intenção é entregar nos próximos meses um laboratório modelo de mecânica automotiva para realização de cursos de qualificação para jovens e adultos.

Texto/Colaboração: Igor Batista