Paraíba

FIEP sedia demoday do Agronordeste Digital

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de dezembro de 2022

Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo YouTube (https://sites.google.com/agro.gov.br/agronordestedigital/transmissão)

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, sediou nesta quarta-feira, 07/12 um evento de apresentação de soluções para o agronegócio, realizado por startups de diversos estados do Nordeste, que foram finalistas do Agronordeste Digital.

Participaram do evento representantes diversas instituições ligadas ao agronegócio, a exemplo da Embrapa, INSA, CNA, além de fomentadoras de inovação e tecnologia para o setor, a exemplo do SENAI.

O gerente Executivo de Tecnologia e Inovação da instituição na PB, Wagner Porto participou da abertura da programação, e ressaltou o nível de inovação proposto pelas startups selecionadas.

“Hoje tivemos apresentações de startups que surpreenderam pelas propostas inovadoras, pelos modelos de negócios de cada uma delas, que são escaláveis, e surgem como soluções diferenciadas para o agronegócio. Tenho certeza que esse evento de hoje é o primeiro passo de uma ação que vai gerar resultados promissores e que contará com nosso apoio, enquanto instituição provedora de soluções tecnológicas e inovações”, pontuou Wagner Porto.

Na ocasião foram apresentados os modelos de negócios de 27 startups, finalistas, nos cinco ecossistemas da Região Nordeste, Vale do Açu (RN), Cariri Paraibano (PB), Vale do Jaguaribe (CE), Território do Oeste Baiano (BA) e Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia) na categoria Starts (regional) e da UP (nacional).

O SENAI enquanto instituição provedora de soluções tecnológicas tem colaborado para o fortalecimento do agronegócio na Paraíba, atuando inicialmente no cultivo do algodão colorido, e com startups voltadas ao manejo de irrigação automatizado de baixo custo, que visam o aumento da produtividade da cultura do coco.

As startups finalistas desta edição do Agronordeste Digital são:

CATEGORIA UP (aberta)

1 – Digifarmz Smart - Porto Alegre (RS)

2 – NCB Sistemas Embarcados - São José dos Campos (SP)

3 – Agrolite - Fortaleza (CE)

CATEGORIA START (regional)

1 – Agrovare - Recife (PE)

2 – JNA Agroconsultoria Ltda - Campina Grande (PB)

3 – Prediga+ Petrolina (PE)

Agronordeste Digital

O objetivo do Agronordeste Digital é promover o empreendedorismo tecnológico na região do Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.

Entre as ações planejadas estão o diagnóstico rápido para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores do ecossistema local, a elaboração de um Plano de Ação junto com os atores locais e a definição de ações prioritárias.

O agronordeste Digital é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o apoio de diversas instituições, a exemplo, do BNB, CNA, CNI, Embrapa, os Institutos Federais de Educação da Bahia, Ceará e Pernambuco, o INSA, Sebrae, SENAI/FIEP, SUDENE, UFCG, Univasf e outros parceiros.