Paraíba

Grand Prix: alunos do SENAI de Bayeux criam soluções inovadoras para problemas reais da Construção Civil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de julho de 2022

Cada equipe buscou uma solução para o problema da não utilização de equipamentos de proteção individual, apresentado pela empresa Construdantas

Alunos do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI, em Bayeux, participaram, no último dia 13 de julho, do Grand Prix de Inovação Escolar, uma competição que busca promover a cultura da inovação, a partir da criação de projetos inovadores para solucionar demandas da indústria e fomentar o empreendedorismo entre os participantes.

Durante a programação, os alunos do curso de Assistente Administrativo, modalidade Aprendizagem Industrial, foram organizados em quatro equipes identificadas pelas cores vermelha, amarela, azul e verde. Cada uma buscou uma solução para o problema da não utilização de equipamentos de proteção individual, apresentado pela Construdantas Construção e Incorporação LTDA.

A solução escolhida pela banca avaliadora, foi a da equipe verde que apresentou o Sistema de EPI´S Sensoriais, que consiste em sensores capazes de emitir um alerta por meio de um aplicativo, caso o colaborador não esteja utilizando o equipamento de proteção individual durante o trabalho.

Em segundo lugar, ficou o projeto da equipe azul, que consiste numa pulseira que se conecta a um aplicativo, e que permite a empresa registrar, se o colaborador está utilizando ou não os equipamentos de proteção.

As duas equipes foram premiadas com medalhas e certificados de premiação.

Na oportunidade, o colaborador da empresa Construdantas, Moisés Vicente , realizou mentorias com os alunos e participou da banca avaliadora dos projetos, propiciando o desenvolvimento de soluções personalizadas a necessidades reais.

Para os alunos, o Grand Prix foi uma oportunidade de vivenciar a metodologia SENAI de forma ativa e inovadora.

"Foi um evento onde conseguimos, em conjunto com o suporte do SENAI, buscar métodos novos de ensino para inovar, e isso realizado em equipe, algo essencial para a melhoria do nosso aprendizado e para alcançarmos as soluções inovadoras para as demandas apresentadas”, afirmou o aluno Pedro Lucas.

A aluna Jeovânia Fidelis também falou sobre a competição. "O evento foi ótimo para o nosso desempenho e conhecimento, houve trocas de ideias e isso foi uma oportunidade nova de aprender a fazer algo diferente, e mostrar que a gente pode inovar, com o envolvimento da equipe, desenvolvendo um projeto de inovação com mais facilidade”, disse.

O Grand Prix SENAI de Inovação (GP) é uma ação educativa que visa incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.