Paraíba

HUB PB: programa gratuito de pré-aceleração abre inscrições para a sua quarta edição

Por Ascom Sebrae - PB - Publicado 25 de março de 2024

Promovida através de parceria entre Senai, IEL e o Sebrae iniciativa vai beneficiar 20 ideias e projetos inovadores do estado

Buscando contribuir com as ações de fomento ao empreendedorismo inovador no estado, o o Senai/PB,  o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae/PB  lançaram, no último dia (25/03), a quarta edição do HUB PB. Voltado à pré-aceleração de ideias e negócios inovadores, o programa gratuito vai beneficiar este ano 20 projetos de todo o estado. Para isso, as inscrições já estão abertas e disponíveis na internet.

De acordo com o regulamento, podem participar da quarta edição do HUB PB os seguintes públicos: startups cujo CNPJ possua até dois anos de existência; microempreendedores individuais (MEI); microempresas (ME); empresas de pequeno porte (EPP); e pessoas físicas. As inscrições deverão ser realizadas por meio dos endereços https://fiepb.com.br/senai e www.sebrae.com.br/paraiba

Ainda de acordo com o regulamento, as inscrições devem ser efetuadas até o dia 12 de abril. Já o resultado deve ser divulgado no dia 25 de abril. Para a edição deste ano, os 20 projetos que forem selecionados vão participar de capacitações, receber mentorias e contar com o apoio das três instituições para realizarem a prototipagem de suas ideias e modelos de negócios.

Ao todo, conforme os organizadores, o HUB PB vai oferecer aos participantes cinco meses de imersão em empreendedorismo, inovação e criatividade. Entre os temas que serão abordados durante o ciclo do programa, que conta com atividades online e presenciais, estão: mentalidade empreendedora, potencial de mercado, ideação e validação de projetos, estruturação de modelo de negócio e estratégias de mercado.

O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/PB, Wagner Porto, recordou o sucesso das edições anteriores do programa, destacando a contribuição do HUB PB para o estímulo à inovação na Paraíba. “Durante as três edições já passaram pelo programa cerca de 50 startups, com mais de 150 pessoas impactadas diretamente. Temos certeza que essa quarta edição será mais um ano de sucesso”, afirmou o gerente.

Já o coordenador de Inovação do IEL/PB, Paulo de Tarso, enfatizou que o fomento ao empreendedorismo inovador, por meio de iniciativas como o HUB PB, é uma das prioridades da instituição. “O programa é muito importante para fomentar a inovação e nós conseguimos perceber isso, por meio da evolução das empresas pré-aceleradas. Por essa razão, não poderíamos deixar de participar dessa iniciativa”, acrescentou o coordenador.

Conforme ressalta a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, ao oferecer esse conjunto de conhecimentos, por meio da capacitação e da prototipação de ideias, o programa tem contribuído decisivamente para o fomento à inovação no estado. “Um dos diferenciais do HUB PB é que se trata de um programa rico em conhecimento e capacitação. Além disso, ele é fruto da soma de forças de três instituições, que juntas estão preparando dezenas de startups para ingressarem no mercado da inovação”, pontuou a analista.

Dúvidas – Os interessados em participar da quarta edição do HUB PB que apresentarem alguma dúvida, ou necessitarem de informações adicionais, devem entrar em contato com os organizadores do programa exclusivamente através dos e-mails:  [email protected] e [email protected]