Incentivo para a Tecnologia da Informação paraibana

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 27 de março de 2008

Doze empresas paraibanas foram certificadas pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Mercados – Arranjo Produtivo Local - Tecnologia da Informação e Comunicação (PDNM APL TI). A iniciativa propõe a realização de um programa de capacitação em tecnologia da informação para o arranjo produtivo local de software de Campina Grande e João Pessoa.
A idéia é do Departamento Nacional do SENAI, sob a coordenação da Unidade de Tecnologia Industrial – UNITEC, com o apoio do SENAI/PB e a Coordenação Técnica do Centro de Tecnologia em Automação e Informática do SENAI de Santa Catarina. A ação também é resultado de parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “O aumento da competitividade e o acesso à tecnologia de ponta fazem parte desse processo, que pretende realizar ações de promoção comercial para o setor”, concluiu o Analista de Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Luis Carlos Hommerding.
Lançado em Campina Grande, no dia 13 de junho de 2006, o programa com duração de quase dois anos, selecionou as empresas a partir de um diagnóstico inicial. Na seqüência, foram realizadas capacitações sobre segurança, gestão e gerenciamento, internacionalização, fomento e financiamento. Em paralelo às capacitações, foram realizadas em 2006 e 2007, as atividades de “consultoria assistida” nas empresas, com o objetivo de verificar a ação e aplicação prática dos conhecimentos absorvidos nas capacitações. Concluído em 2008, o programa totalizou 670 horas. “Garantimos a essas empresas o apoio ao desenvolvimento de novos negócios, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade dos processos, aumento da competitividade e o reconhecimento pelas agências de fomento e captura de financiamentos”, completou Ivan Dutra, Coordenador do Projeto PDNM- APL TI do SENAI de Santa Catarina.
A solenidade de certificação foi realizada no Centro de Atividades do SESI Pedro Franciscano do Amaral, em João Pessoa. Na ocasião, o Diretor-Substituto do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Leonardo Deppe, falou sobre a participação da Paraíba nesse programa de fomento ao setor de tecnologia da informação. “Como berço do desenvolvimento do Parque Tecnológico, o Estado tem fôlego para ir adiante no segmento”, concluiu.
Em nome dos empresários agraciados com o certificado, o Sócio-Diretor da empresa Integrativa, Luiz Henrique Brito de Souza, destacou a iniciativa do SENAI em capacitar técnicos e gestores do ramo. “Ficamos com uma visão ampla em relação à gestão e ao desenvolvimento das ações de nossas empresas”, disse.
A Diretora de Operações do SENAI/PB, Berenice Lopes, propôs o incentivo a iniciativas, dessa natureza, que buscam o desenvolvimento da tecnologia, associada à comunicação. A solenidade foi encerrada pelo Primeiro Vice-Presidente da FIEP, Maurício Clóves de Almeida.

Empresas paraibanas certificadas:

- Connect Soluções Integradas;

- Integrativa;

- Quizz Soluções Interativas;

- Êxito Consultoria Assessoria e Serviços LTDA.;

- DESSIS - Desenvolvimento de Sistemas e Equipamentos LTDA;

- Infolight Tecnologia;

- Infomed Tecnologia;

- Inove Aplicações em Software;

- Light Infocon Tecnologia S/A;

- Nevoa Networks Prestadora de Serviços LTDA;

- Powersystem Informática LTDA;

- Zênite Tecnologia e Teleinformática LTDA.