Compartilhar

Inova SENAI premia projetos vencedores

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 27 de setembro de 2011

Encerrando a programação da 2ª Mostra Inova SENAI – Etapa Estadual, na última sexta-feira, 23/09, a
Encerrando a programação da 2ª Mostra Inova SENAI – Etapa Estadual, na última sexta-feira, 23/09, a Paraíba conheceu os projetos vencedores que representarão o Estado na fase nacional do evento. No total, foram premiados 5 projetos inovadores em 4 categorias diferentes.
 
O primeiro lugar da categoria Serviço Inovador foi conquistado pelo projeto “Serviço de Consultoria em Processo Criativo”, uma ideia destinada aos departamentos de confecção, que pretende organizar o setor de designer das empresas. A proposta vem do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI), em Campina Grande. Além de troféu e certificado, os autores da ideia levaram como prêmio o valor de cinco mil reais para a implantação do projeto no CITI.
 
O preferido do público foi o projeto “Informática Contextualizada para Pessoas com Deficiência Auditiva e Visual”, que venceu na categoria Voto Popular. Desenvolvido pelo SENAI Stenio Lopes, em Campina Grande, o projeto prevê a conversão do material didático utilizado no Curso de Operador de Microcomputador para atendimento de alunos com deficiência auditiva e visual, a partir de um glossário convertido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os vencedores ganharam celulares, troféu e certificado.
 
Na categoria Processo Inovador o primeiro lugar ficou com o projeto “Chatterbot Educacional para o Ensino em Segurança de Instalações e Serviços em Eletricidade”, uma proposta também sugerida pelo SENAI Stenio Lopes. A ideia consiste em desenvolver um aplicativo baseado em inteligência artificial e que seja capaz de conversar com o usuário sobre a Norma NR-10 (a mais importante da área elétrica). Os autores foram premiados com notebooks, troféu e certificado.
 
A categoria Produto Inovador premiou dois projetos. O segundo lugar foi alcançado pelo SENAI Odilon Ribeiro Coutinho (SENAI de João Pessoa), através do projeto “Estufa Portátil com Seletor e Dispensador Automático de Eletrodos”, que pretende automatizar o processo de armazenamento e conservação dos consumíveis de soldagem do processo a eletrodo revestido.
 
Já o primeiro lugar dessa categoria ficou com o projeto “Válvula Sequencial Programável”, do SENAI Stenio Lopes. O objetivo dos autores é desenvolver uma válvula de controle direcional acionada por motor de passo. Os dois projetos premiados também levaram notebooks, troféu e certificado.
 
Todos os 19 projetos expostos durante a 2ª Mostra Inova SENAI foram analisados por uma comissão de avaliação, composta por representantes do SENAI Nacional, CNPq e empresários locais. Os projetos vencedores foram selecionados por esse grupo de especialistas.
 
O Presidente do Conselho Regional do SENAI/PB, Francisco de Assis Benevides Gadelha, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Fico muito agradecido àqueles que colaboraram conosco, sobretudo, aos alunos. Que eles possam utilizar essa nossa palavra de encorajamento e buscar sempre o novo, para que assim possamos encontrar os caminhos da competitividade”, completou.
 
Os projetos vencedores vão representar a Paraíba na etapa nacional do Inova SENAI, que será realizada no próximo ano em São Paulo.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5301.

Outras Notícias