Compartilhar

Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz encerram nesta sexta-feira

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 06 de dezembro de 2007

Os interessados em participar do concurso dos Correios para o Programa Jovem Aprendiz têm até às 17h

A partir de março de 2008, os Correios vão contratar 2.590 jovens em todo o Brasil por intermédio do Programa Adolescente Aprendiz. A seleção será feita por concurso público realizado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em todos os estados brasileiros.  As inscrições para o concurso começaram na última segunda-feira e encerram hoje, dia 07 de dezembro.

 

Na Paraíba, os interessados poderão se inscrever no Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, no bairro da Prata em Campina Grande e no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, no Distrito Industrial em João Pessoa. As inscrições poderão ser realizadas no horário das 07:00 às 11:00h e das 13:00 às 17:00h.

 

Para se inscrever, o candidato precisa ter idade entre 14 e 18 anos, estar matriculado e freqüentando a escola caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental e comprovar residência na localidade onde exista vaga. Para portadores de deficiência comprovada não há limite máximo de idade. A inscrição é gratuita. O edital completo pode ser adquirido através do site do SENAI (www.senai.br) ou no site dos Correios (www.correios.com.br ).

 

No ato de inscrição o candidato deve apresentar original e cópia do documento de identidade e do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone fixo do último mês, em nome dos pais ou responsável legal), além da declaração original que comprove estar matriculado e freqüentando escola, emitida dentro de um prazo de 30 dias. Caso já tenha concluído o ensino fundamental, o interessado em participar do concurso deverá apresentar o certificado original ou diploma de conclusão.


Os aprendizes aprovados no concurso serão contratados pelos Correios pelo período de dois anos. Eles receberão um salário mínimo-hora (aproximadamente metade de um salário mínimo) e terão direito a vale-transporte de acordo com a legislação vigente, vale-alimentação ou refeição (compartilhado em 5% pelo aprendiz) e atendimento médico e odontológico em ambulatórios internos dos Correios nas cidades onde existirem esses recursos.

O “adolescente aprendiz” cumprirá 20 horas semanais de formação técnico-profissional em Auxiliar Administrativo, sendo três dias na semana de aprendizagem prática no ambiente dos Correios e dois dias de aulas teóricas nas escolas do SENAI.

 

O programa dos Correios se propõe a cumprir mais do que uma determinação legal (Lei de Aprendizagem): o objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes, por meio de educação profissional, estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, preparando-os para o mundo do trabalho.

 

As provas (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências) serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2008 em endereços a serem divulgados no Diário Oficial da União, na página dos Correios na internet e nos murais das escolas Senai onde os candidatos fizerem a inscrição.

 

Outras Notícias