Compartilhar

Instrutores da área de Construção Civil do SENAI PB utilizam tecnologias durante as aulas para facilitar o aprendizado

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 14 de maio de 2021

Ferramenta foi utilizada nas aulas de processo construtivo

Professores do curso técnico em edificações do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI, em Bayeux, recorreram a ferramentas tecnológicas para aprimorar o aprendizado dos alunos. Com uma câmera acoplada em um capacete, dois instrutores tornaram as aulas remotas mais dinâmicas e interativas.

“Quando a pandemia começou, nós tínhamos dificuldades para proporcionar uma interação maior com os alunos, porque todas as aulas estavam sendo 100% remotas. Então procuramos a pessoa responsável pelo SENAI Lab, que nos apoiou, e desenvolvemos ferramentas, fizemos uso da tecnologia, colocando um celular com câmera em nosso capacete, para que a visão do aluno, fosse a visão real do que estivesse fazendo”, disse o instrutor, Wagner Trajano.

Dessa maneira, cada instrutor trouxe, dentro de seu conteúdo programático, temas que puderam abordar nas aulas práticas, para torná-las ainda mais dinâmicas. “Através da interação com os alunos em tempo real, encontramos uma forma para estimular o aprendizado, e com isso conseguimos manter um nível de excelência na disseminação do conhecimento”, disse Wagner.

A ferramenta está sendo utilizada nas aulas de processo construtivo, pelos instrutores Jorge Eduardo Lucena, Wagner Trajano (especialista em revestimento cerâmico), João Aragão (especialista em construção em alvenaria), Josenildo Guedes (especialista em Drywall) e Luciana Lira (especialista em pavimentação e cobertura).

Para os 38 alunos que assistiram à aula remota, a experiência foi positiva, e proporcionou um aprendizado diferenciado. “As aulas foram bastante construtivas, antes eu não sabia a maneira certa de fazer alguns procedimentos do processo construtivo, mas com as aulas práticas transmitidas ao vivo conseguimos interagir com o instrutor e tirar dúvidas, o que gerou muito conhecimento para todos da turma”, disse o aluno Emerson Ferreira.

Já o aluno João Kennyd disse afirmou que “com esse recurso utilizado pelos professores, a aula prática acabou sendo bastante interessante e explicativa, mesmo a distância conseguimos assimilar o conhecimento de forma muito positiva”, finalizou.

Outras Notícias