Instrutores e Técnicos do SENAI recebem capacitação em Manufatura Aditiva e Movimento Maker na indústria 4.0

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 16 de setembro de 2019

A Manufatura Aditiva é a confecção de objetos de geometria complexa

Instrutores e Técnicos das Unidades e da Faculdade SENAI da Paraíba estão participando no Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, em Campina Grande, de um curso de Manufatura Aditiva e Movimento Maker na indústria 4.0. As aulas foram iniciadas nesta segunda-feira, 16/09 e seguem até a próxima sexta-feira, 20/09.

O Curso realizado pela Unidade de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI, Departamento Regional da Paraíba é ministrado pelo instrutor do SENAI de Minas Gerais, Avelino Resende, e tem como público-alvo, os instrutores e técnicos que possuem projetos no Inova SENAI.

Na programação, os participantes do curso vivenciam uma experiência desafiadora de construir um protótipo tridimensional a partir da impressão 3D, sendo que cada um deverá construir passo a passo a impressora 3D que utilizará, trabalhando desde o processo de montagem, a configuração e a manutenção do equipamento. Durante as aulas serão trabalhadas ainda as habilidades socioemocionais de forma que cada participante sinta estimulado a construir, operar e reparar sua própria impressora.

“Considerado um dos principais pilares da indústria 4.0, a manufatura aditiva vai promover revoluções ainda mais impactantes no sistema produtivo, além de produtos com custos reduzidos, será possível a personalização do produto de acordo com as características individuais de cada consumidor", afirmou Janildo Sales, gerente executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI Paraíba.

O supervisor de estratégias educacionais do SENAI PB, Thiego Brandão comentou sobre as contribuições do curso para o processo de aprendizagem nas unidades do SENAI. "Pensando não apenas nas mudanças tecnológicas que estão acontecendo no setor industrial, percebemos que um curso voltado para a confecção de uma impressora 3D irá contribuir para diversos setores do SENAI da Paraíba, desde a concepção de produtos, a ambientação com essa tecnologia, e no desenvolvimento de novas situações de aprendizagem, é isso que pensamos para a Saga SENAI de Inovação", disse Thiego Brandão

A Manufatura Aditiva, também conhecida como impressão 3D, configura-se como a confecção de objetos de geometria complexa a partir de um desenho elaborado no computador. Hoje, com a popularização deste tipo de manufatura avançada, essa invenção tecnológica se tornou importante em diversos setores da economia. A impressão 3D mostra resultados expressivos, desde o setor da saúde ao setor automotivo e aeronáutico. Os fatores que mais favoreceram a aceitação deste tipo de metodologia são o aumento da facilidade de produzir peças mais detalhadas e o seu baixo custo em relação a determinados tipo de manufatura.

O Inova faz parte das estratégias educacionais da Saga SENAI e tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos inovadores e a capacitação de alunos e instrutores. A Saga SENAI estimula a cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica, e busca interagir com o ecossistema de startups utilizando a metodologia SENAI de Educação Profissional para potencializar a criatividade dos alunos e prepará-los para inovar. Durante o percurso da Saga, os alunos são desafiados a identificar novas oportunidades de negócios e demandas.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5374.