Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção tem fortalecido a moda sustentável na região

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 19 de fevereiro de 2020

Com esse foco, o IST Têxtil e Confecção desenvolveu novos produtos

Criado para colaborar com o impulsionamento da cadeia têxtil e de confecção paraibana a partir das inovações tecnológicas e para apoiar empresas do setor, o Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção, em João Pessoa, tem focado na indústria da moda, planejando e executando, um novo serviço voltado para este setor, auxiliando empresas a aumentarem sua eficiência nas formas de produção e atender com excelência as demandas do mercado.

Com esse foco, o IST Têxtil e Confecção desenvolveu novos jeans e cottons, a partir do algodão colorido e de materiais biodegradáveis e, além disso, foram prestados serviços de stylist e produção de imagem de moda para desfiles, editoriais e catálogos.

O desenvolvimento do algodão colorido possibilitou uma nova forma de produção nessas indústrias e a moda sustentável também tem ganhado destaque na Paraíba. Grandes marcas se apropriaram desse conceito buscando fontes de distribuição, e o estado da Paraíba, grande produtor desse tipo de algodão, possui potencial para realizar não só o fornecimento de matéria prima, como também todo o processo de transformação até a finalização do produto.

Conforme o relatório discutido em uma das principais feiras de moda do mundo, a Premiere Vision, em Paris, a produção do algodão colorido orgânico na Paraíba é considerada um ato bem sucedido, já que a comercialização do produto passou de 2 para 120 toneladas entre os anos de 2012 e 2018.

A meta é que em 2020, as atividades do IST Têxtil e Confecção sejam voltadas a colaboração do fortalecimento da moda sustentável, agindo como impulsionador do desenvolvimento de fios, fibras, malhas e tecidos derivados do algodão colorido e branco orgânicos. Será oferecido, também, o serviço de estamparia digital por sublimação, corte e gravação, o que liga ainda mais a moda com a tecnologia.

Entre 2015 e 2018, o Projeto Inova Moda, do instituto, proporcionou um importante avanço para o setor, oferecendo oficinas e palestras sobre tendências de coleções futuras e análise de comportamento dos consumidores. Esta é uma das razões pelas quais empresas de diversos segmentos da moda têm procurado o SENAI/PB, em busca dos serviços prestados pelo instituto. O atendimento às empresas é feito de acordo com o perfil de cada uma delas. Em geral são empreendimentos que buscam novas formas de criação e design, e almejam acompanhar as tendências de mercado, aplicar novos conceitos em suas coleções, prototipar produtos, padronizar processos e produzir com sustentabilidade. Para mais informações sobre o IST Têxtil e Confecção, os interessados devem ligar para o telefone (83) 3044-6611.

Texto/Colaboração: Igor Batista