Jornada Empreendedora capacita alunos

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 21 de agosto de 2008

Empreendedor é aquele que tem capacidade de tomar iniciativas, buscar soluções para problemas, criar idéias inovadoras, sempre pensando na qualificação e crescimento do seu produto ou empresa.  É um profissional voltado para organização, administração e execução de tarefas, visando à geração de lucros para seus negócios.

Depois do grande sucesso da primeira edição, a turma 2008.2 do Curso de Assistente Administrativo Industrial realizou, no dia 20 de agosto, a 2º Jornada Empreendedora do
SENAI da Prata, em Campina Grande. O evento foi realizado durante os intervalos das aulas.

A jornada corresponde ao estudo da disciplina “Empreendedorismo”, ministrada pela professora Ana Paula Batista Cruz. O objetivo do evento é mobilizar os jovens para que eles despertem o espírito empreendedor e possam exercitar a capacidade profissional
aprendida em sala de aula, desenvolvendo suas próprias habilidades para
tornar simples idéias em empreendimentos de sucesso. Durante o dia, cada equipe constrói a sua própria empresa. De jovens alunos, os participantes passam a ser empresários.

Cada stand é idealizado e produzido pelos alunos. A decoração, caracterização, preparação dos alimentos e venda dos produtos fica a cargo de toda a turma. "Durante o curso, estudamos sobre o mundo dos negócios e a formação de empreendimentos, assuntos que levaremos para nossa carreira. A jornada é uma forma de
desenvolver características próprias de um bom empreendedor", disse Wagner Silva Lima, aluno do curso.

EVENTO - Os empreendimentos apresentados, durante o evento, todos no ramo da alimentação, foram vendidos. Eram comércio de doces, salgados, bolos, refrigerantes, delicia de macaxeira e muitas outras receitas apetitosas. Para atrair a clientela, não faltaram esforços dos alunos, promoções, brindes, sorteios e descontos.

De acordo com o Coordenador Pedagógico, Alexsandro Santos de Figueiredo, a jornada é uma forma de qualificação e inclusão dos alunos, para que eles se acostumem com o mercado de trabalho. "É objetivo do SENAI/PB preparar nossos alunos para o um mercado cada vez mais competitivo”, completou ele.

Colaboração: Gerson Freitas e Aline Souza