Laboratório de Metrologia oferece serviços especializados com padrão de qualidade

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 11 de dezembro de 2008

A Metrologia é uma atividade essencial para o desenvolvimento científico, tecnológico e o aperfeiçoamento dos processos produtivos da indústria. A busca pela qualidade desses produtos e serviços por meio da calibração de instrumentos de medição contribui para a melhoria e competitividade do setor industrial. Com isso a Metrologia Industrial, é de extrema importância e relevância, pois através dela as normas de medição indicam os corretos processos que devem ser feitos para garantir a qualidade final do produto.

Seguindo o padrão mundial, o SENAI implantou e mantêm em pleno funcionamento, desde 2006, no Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, em Campina Grande, o Laboratório de Calibração de Instrumentos. Com um sistema dentro dos parâmetros de qualidade e certificação que atende os requisitos da norma ISO/IEC 17025, o laboratório dispõe de um espaço físico com uma área de 67 m² e um ambiente climatizado, conforme a norma NM ISO 1, com um controle de temperatura monitorado por softwares.

A equipe responsável é formada por três técnicos: Afonso Ailton, Emerson Jerônimo e Isaac de Melo Costa, que são habilitados para realizar serviços qualificados de calibração, através de padrões devidamente rastreados pela Rede Brasileira de Calibração, além de contar com os mais modernos instrumentos e equipamentos de ponta para a prestação de serviços laboratoriais com padrão de qualidade assegurado.

O laboratório do SENAI em Campina Grande se destaca pela agilidade e habilidade na prestação de serviços de calibração na área dimensional, bem como pela capacidade do laboratório no que compreende grandezas, faixas de medição, incertezas de medição e nível de automação.

“O serviço não representa aumento de custo para a empresa, mas sim o aumento da lucratividade, pois o direcionamento correto e a utilização dos recursos onde realmente são necessários geram redução de custo, diminuição do desperdício de matéria prima e rejeição do produto final”, esclareceu o instrutor Emerson Jerônimo.

A área de atuação do laboratório é ampla, atende várias empresas dos setores automotivos, metal-mecânica, têxtil, transformação de plástico e bebidas, além de empresas que utilizam a ISO 9001 no seu sistema e/ou queiram garantir a confiabilidade nas suas medições.

Para o Gerente do Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes, Felipe Vieira Neto, o SENAI está seguro de que o fortalecimento das empresas brasileiras se relaciona diretamente com a qualidade de seus produtos e serviços. “O consumidor exige cada vez mais qualidade para satisfazer suas necessidades, por isso as empresas devem buscar, em laboratórios especializados, recursos para análises e controles de produção, para que possam oferecer bens e serviços dentro dos padrões de qualidade compatíveis com as exigências do mercado ", destaca Felipe Vieira.

O Laboratório de Metrologia do SENAI atua na área Dimensional e de Pressão, e realiza os seguintes serviços:
  • Calibração de: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e apalpadores, trenas, escalas graduadas, medidores de diâmetros internos (súbitos), esquadros, medidores traçadores de alturas, peneiras, nível de bolha, manômetros digitais e analógicos.
  • Medição em geral: medições de peças em geral, verificação de equipamentos e instrumentos com emissão de relatórios, medições ópticas.
  • Manutenção: conserto de instrumentos de medições como: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, etc.

Informações sobre o Laboratório de Metrologia do Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, podem ser obtidas pelo telefone: () 3182-3700.

Colaboração/Texto/Fotos: Gérson Freitas/Aline Souza.