Compartilhar

Linguagem de Sinais mobiliza colaboradores do CAM

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 16 de maio de 2008

A Inclusão Social sempre foi uma das grandes preocupações do SENAI, que desenvolve nos seus Centros
A Inclusão Social sempre foi uma das grandes preocupações do SENAI, que desenvolve nos seus Centros de Educação Profissional o Programa SENAI de Ações Inclusivas. Em Campina Grande, o Centro de Ações Movéis do SENAI, teve uma iniciativa pioneira de inclusão que é caracterizada pelo uso da Linguagem de Sinais pelos instrutores e técnicos administrativos, que tinham dificuldades para se comunicar com os alunos que apresentam deficiência auditiva matriculados nos cursos do CAM.
 
No último dia 02 de maio, os colaboradores do Centro participaram da primeira aula do Curso de Libras, que está sendo ministrado por um professor da Associação de Surdos de Campina Grande. Na ocasião o professor Kleidson fez uma breve apresentação sobre a comunidade surda, ensinou o alfabeto manual e mostrou ainda que como o sotaque, cada região possui particularidades quanto à linguagem de Libras.
 
Durante a aula, os 30 participantes interagiram com o professor que fez um treinamento personalizado com eles, e no final cada um fez a representação do seu nome através dos sinais.
 
A próxima aula vai acontecer no dia 26 de maio, e os instrutores já aguardam com ansiedade. “Estamos aguardando com grande expectativa as próximas atividades, pois na última aprendemos o alfabeto, e já estamos exercitando a linguagem dos sinais, nas nossas conversas e até nos momentos de brincadeira. A iniciativa do CAM em capacitar os instrutores e técnicos para a linguagem de Libras é muito importante, pois eu já tive um aluno com deficiência auditiva e não era fácil para me comunicar com ele. Com essa capacitação, vamos poder melhorar a comunicação aqui na escola”, disse Valdemar Queiroz dos Santos, que há 05 anos é instrutor de Eletricidade no CAM.
 
As aulas estão sendo realizadas durante as reuniões mensais do Centro, e possuem duração de duas horas. Na ocasião são repassados conteúdos teóricos e práticos para os participantes. Durante o período do curso acontecem ainda atividades externas que permitirão um contato maior dos participantes com a Língua de Sinais (libras).
 
O material didático que está sendo utilizado no curso, reúne desde o Alfabeto Manual, os Sinais de Saudações, Cores, Animais, Pronomes, além de conteúdos sobre a percepção visual com figuras geométricas. O CAM complementará as atividades com a distribuição de DVD’s contendo informações básicas sobre a Linguagem Brasileira de Sinais, bem como o dicionário da língua. Com isso, os participantes irão ter uma maior familiaridade e recursos visuais para tratar o referido tema.
 
Informações sobre a Capacitação: 3331-3501.

Outras Notícias