Mecânica de Automóveis e Artes Gráficas na FETEC Jovem

Por Diegor Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 30 de outubro de 2008

Entre os dias 29 e 31 de Outubro no SENAI da Prata, Professor Stenio Lopes, acontece a FETEC Jovem 2008. Nesta ocasição, a turma 2008.2 manhã e 2008.1 tarde de Mecânico de Automóveis apresenta o sistema de Injeção Eletrônica em motocicletas e motores de automóveis. Por sua vez, o curso de Artes Gráficas do SENAI apresenta um trabalho sobre reciclagem de papel.

A exposição ocorre com a demonstração da diferença entre o funcionamento de motores carburados e os de injeção eletrônica. Serão abordados os temas: Princípios Básicos da Injeção Eletrônica, que viabilizam a diminuição de gases poluentes. Sistema de Carburação – quais os mecanismos utilizados e porque ele polui mais o meio-ambiente, e o sistema de Sensores e Atuadores.

O Professor José Batista Neto é o Supervisor e instrutor que ministrou o assunto para os alunos. Ele já trabalha com motores de injeção eletrônica desde o ano de 1998, ou seja, o professor tem bastante experiência para traçar um perfil dos primeiros modelos, até os mais avançados com relação à tecnologia aplicada no sistema de injeção eletrônica.

"O mais importante desse estudo é a preservação do meio ambiente. Já que as empresas estão investindo em novas tecnologias para a redução dos agentes poluentes. Com isso, nós temos o privilégio de ter uma formação mais atualizada e melhor preparada para o mercado de trabalho". Declarou o aluno Geyson dos Santos. A demonstração ocorrerá no pátio da cantina do SENAI professor Stenio Lopes.

Artes Gráficas na FETEC Jovem 2008 - Por sua vez, o curso de Artes Gráficas do SENAI Professor Stenio Lopes está apresentando um trabalho sobre reciclagem de papel na FETEC Jovem, evento que acontecerá entre os dias 29 e 31 de Outubro no SENAI da Prata.

Alunos das turmas 2008.1 manhã e 2008.2 tarde estão desenvolvendo a prática de reciclagem de papel. A atividade é ministrada pelos instrutores Reginaldo Fernandes e Tatiana Figueiredo. O objetivo é conscientizar a população e os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda, e o uso da arte para a confecção de produtos. Com isso, os alunos conseguem criar vários tipos de produtos a partir do papel reciclado.

Cadernos, Cadernetas, Álbuns de Fotos, Agendas, Porta Lápis, Calendários, Convites para Eventos, Sacolas, Caixas para Presente, Porta Recados, Blocos para Rascunho, entre outros. Todos esses produtos foram criados pelos alunos, que utilizaram várias técnicas de Artes Gráficas para executarem o trabalho como Corte e Vinco, Encadernação, Colagem, Prensagem, Editoração Gráfica e Artesanato.

Para a aluna Renata Virgínia, a importância de se trabalhar a reciclagem é fundamental. Atualmente é imprescindível trabalhar com produtos ecologicamente corretos. "Nós reduzimos o índice de desmatamento e com a matéria prima reciclada o produto se torna único e bem mais valorizado no mercado", completou.

O trabalho dos alunos poderá ser conferido de perto durante a Feira de Tecnologia Jovem – FETEC JOVEM. Outros cursos do SENAI professor Stenio Lopes e de outros centros também apresentarão projetos e trabalhos que são desenvolvidos com recursos tecnológicos.

O evento é gratuito e aberto ao público. Acontecerá nos turnos da manhã e tarde. Vale à pena conferir!

Texto/ Colaboração: Gerson Freitas e Aline Souza