Compartilhar

Mecânica de Motocicletas: um novo segmento

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 29 de julho de 2008

Atualmente, é nítido o aumento da quantidade de transportes individuais no Brasil, especialmente das

Atualmente, é nítido o aumento da quantidade de transportes individuais no Brasil, especialmente das motocicletas. Esses veículos possibilitam, aos seus usuários, um deslocamento mais rápido e com maior economia. 

Diante de tal realidade, é necessária a formação de profissionais qualificados para atender a demanda de manutenção desses veículos, possibilitando uma redução de custos e rapidez no atendimento, além de
qualidade na prestação dos serviços. 

O Curso de Mecânico de Motocicletas do SENAI da Prata em Campina Grande tem como objetivo promover a qualificação dos seus alunos e o aperfeiçoamento de profissionais envolvidos na área de mecânica de motos. O aluno aprenderá o funcionamento e como conservar a sua motocicleta, a partir do manuseio correto das ferramentas necessárias para fazer consertos e reparos de alta qualidade, atendendo às necessidades de concessionárias, oficinas especializadas ou mesmo trabalhar por conta própria.

As aulas são ministradas por instrutores qualificados e capacitados. Os professores do SENAI da Prata passam por um treinamento específico e sempre fazem reciclagens, buscando se aperfeiçoar e absorver as
inovações tecnológicas da área, pois é exigido desse profissional, um ecletismo dentro da especialidade de mecânica.
 
A sala de aula dispõe de uma estrutura de oficina mecânica, coberta, ventilada para melhor circulação de gases e com instalações hidrossanitárias para oferecer segurança aos alunos e professores, além de ser equipada com todos os instrumentos, ferramentas e materiais imprescindíveis para o aprendizado dos alunos.

Durante o curso, o aluno tem o seguinte conteúdo programático: Habilidade Básica: Noções básicas de Segurança do Trabalho referente à ocupação; Noções de Educação Ambiental; Noções de Qualidade, Programa 5 "S"; Remoção e instalação da roda dianteira e traseira; Recondicionamentos da roda raiada; do cubo das rodas dianteira e traseira; do freio das rodas dianteira e traseira; do garfo da suspensão dianteira; da coluna de direção; da suspensão traseira; Remoção e instalação do conjunto motor/transmissão do quadro chassi; Revisão do conjunto coroa/pinhão e corrente de transmissão; Recondicionamentos do conjunto de embreagem; do eixo seletor de marchas; do sistema de lubrificação do conjunto motor e transmissão; do cabeçote e do cilindro do motor; dos sistemas de alimentação e de
ignição; Revisão do mecanismo de acionamento das válvulas; do conjunto motor/transmissão; Manutenção de bateria de acumuladores; Verificação do sistema elétrico e Noções de Gerenciamento, com aulas teóricas e práticas ao término do curso o aluno está preparado para disponibilizar seus serviços ao mercado ou para si próprio.
 
Para se matricular, o interessado deve ter cursado, no mínimo, o primeiro grau completo, ter conhecimentos básicos de mecânica e ser maior de 16 anos. O curso tem carga horária de 120h e as aulas são ministradas de segunda a sexta nos três turnos: das 7h às 11h; das 13h às 15h e das 19h às 22h. Informações: () 3341-3344.

 

 

Colaboração: Gérson Feritas e Aline Souza

 

 

Outras Notícias