Compartilhar

Mecânico de Motocicletas: Uma Profissão em Ascensão

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 11 de agosto de 2008

Atualmente é visível o crescimento do número de motocicletas em todo o país, essa realidade está lig
Atualmente é visível o crescimento do número de motocicletas em todo o país, essa realidade está ligada ao baixo custo de manutenção, bem como a facilidade de deslocamento no trânsito proporcionado pelas motos. Diante disso, aumenta também a necessidade de se capacitar profissionais qualificados para atender a demanda de manutenção desses veículos. 
 
O SENAI através do Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes oferece em Campina Grande, o Curso de Mecânico de Motocicletas, onde os alunos passam a entender o funcionamento mecânico das motocicletas, e aprendem a fazer reparos e manusear corretamente as ferramentas durante os consertos. Ao final do curso, eles estão aptos a trabalharem em concessionárias ou oficinas especializadas.
 
As aulas são ministradas por instrutores qualificados e capacitados. Os professores do SENAI passam por um treinamento especifico e sempre fazem reciclagens, buscando se aperfeiçoar e absorver as inovações tecnológicas da área. A sala de aula possui uma estrutura de oficina mecânica, coberta, ventilada para melhor circulação de gases e com instalações hidrossanitárias para oferecer segurança aos alunos e professores, além de ser estruturada com todos os equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais imprescindíveis para o aprendizado dos alunos. Com duração de 120 horas, as aulas do curso são ministradas de segunda a sexta nos três turnos, manhã das 7h às 11h; à tarde das 13h às 15h e a noite das 19 às 22h.
 
Durante o curso o aluno estuda o seguinte conteúdo programático: Habilidade Básica: Noções básicas de Segurança do Trabalho referente à ocupação; Noções de Educação Ambiental; Noções de Qualidade – Programa 5 “S”; Remoção e instalação da roda dianteira e traseira; Recondicionamentos da roda raiada; do cubo das rodas dianteira e traseira; do freio das rodas dianteira e traseira; do garfo da suspensão dianteira; da coluna de direção; da suspensão traseira; Remoção e instalação do conjunto motor/transmissão do quadro chassi; Revisão do conjunto coroa/pinhão e corrente de transmissão; Recondicionamentos do conjunto de embreagem; do eixo seletor de marchas; do sistema de lubrificação do conjunto motor e transmissão; do cabeçote e do cilindro do motor; dos sistemas de alimentação e de ignição; Revisão do mecanismo de acionamento das válvulas; do conjunto motor/transmissão; Manutenção de bateria de acumuladores; Verificação do sistema elétrico e Noções de Gerenciamento, com aulas teóricas e práticas.
 
Podem se matricular candidatos que tenham concluído pelo menos o ensino fundamental, tenham conhecimentos básicos de mecânica e sejam maiores de 16 anos. Outras informações no SENAI, que fica localizado na Avenida Pedro II, 788, na Prata, em Campina Grande ou pelo telefone: () 3341-3344.
 
Colaboração/Texto: Gérson Freitas/Aline Souza.

Outras Notícias