Compartilhar

Moradores de Alcantil encontram nos cursos do SENAI o estímulo para a abertura de novos empreendimentos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de dezembro de 2018

Numa cidade situada no semiárido paraibano

Numa cidade situada no semiárido paraibano, onde a economia é baseada no funcionalismo público, e no rendimento das aposentadorias, o SENAI tem levado qualificação, através da oferta de cursos na área de alimentos.


A população de Alcantil que possui um pouco mais de 5 mil habitantes teve a oportunidade de se qualificar através de três cursos oferecidos por meio de uma parceria entre o SENAI, e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. Os cursos oferecidos foram confeiteiro, com 160h, Confeiteiro de Salgados com 40h, e Confeiteiro de bolos decorados com 20h.


Seis turmas com um total de 94 participantes foram qualificadas pelo instrutor, Carlos Alberto Cardoso da Costa. Durante as aulas, os alunos aprenderam uma variedade de receitas de sobremesas, biscoitos, bolos regionais e decorados, tortas e salgados, bem como coxinhas de frango, pastel de forno, folhados, pizzas, entre outros.


“Durante os cursos percebi nos alunos um grande interesse e o desejo de se qualificarem, alguns buscavam se aprimorar, mas outros queriam se profissionalizar para melhorar a renda. Durante as aulas além de conhecimentos técnicos buscamos mostrar as possibilidades de trabalho do confeiteiro, que encontra um mercado crescente e que oferece inúmeras opções”, afirmou o instrutor do curso.


A partir do curso, alguns alunos puderam aprimorar a habilidade com a produção de alimentos. Mikaelly Cavalcanti é professora de uma creche, no município, e encontrou na oportunidade oferecida pelo SENAI, a chance de aperfeiçoar os conhecimentos, e passou a sonhar em abrir o próprio negócio.

“ Sempre quis fazer um curso na área de confeitaria, para ampliar meus conhecimentos, e também por ser algo que tenho uma afinidade. Como tenho disponibilidade para trabalhar com a fabricação de tortas, resolvi me matricular, e durante o curso, o meu desejo de abrir um empreendimento acabou sendo estimulado, e já sonho com a fabricação de tortas, para melhorar a minha renda, e também para que eu possa ir praticando todos os conhecimentos que tive no curso”, ressaltou Mikaelly.


Edinildes Carlos trabalhou durante 10 anos, como costureira, e depois de receber a qualificação do SENAI, mudou de profissão, e hoje trabalha numa fábrica de bolos, mas já começou a investir no próprio negócio. “Depois do curso comecei a trabalhar como auxiliar na fabricação de bolos, na fábrica de uma colega, e passei a planejar a abertura de um negócio próprio, estou investindo na compra de equipamentos para trabalhar com a venda de salgados, já adquiri batedeira, formas para bolos e empadas, e ainda vou comprar um forno elétrico, mas já consigo vender alguns produtos depois que conclui o curso, e hoje trabalho em casa, faço meus horários, e o melhor tenho uma renda extra que é um complemento para pagar as despesas da minha família”, disse.


Para conhecer o portfólio de cursos oferecidos pelo SENAI, através do CITI/CAM, entre em contato através do telefone: (83)3182-0231.

Outras Notícias