Compartilhar

Nova Oportunidade de Qualificação na área de Energia Solar

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 14 de novembro de 2008

O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI do SENAI, em Campina Grande está com inscrições
O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI do SENAI, em Campina Grande está com inscrições abertas para interessados em participar do Curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico. O curso terá uma turma aos sábados, de 22 de Novembro a 20 de Dezembro, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, e outra durante a semana, de segunda a sexta-feira, de 24 de Novembro a 05 de Dezembro, das 13h30 às 17h30.
 
As aulas acontecerão no laboratório de Energias Renováveis – Casa Ecoeficiente. Estão sendo oferecidas 12 vagas. Podem participar candidatos que tenham ensino médio completo e que comprovem conhecimento em eletrônica, eletricidade e eletrotécnica, e que estejam cursando ou tenham concluído curso nessas áreas.
 
Na programação do curso os alunos irão aprender como calcular perdas elétricas nos condutores, conhecer os tipos de cabos e condutores elétricos; suas aplicações e características; os princípios de funcionamento dos reguladores de carga; dos acumuladores de energia; dos inversores e dos painéis solares, além de outras técnicas utilizadas no sistema solar fotovoltaico.
 
O curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a tecnologia do uso da  energia solar voltada para obtenção da energia elétrica, o princípio de funcionamento, utilização e manutenção do sistema solar fotovoltaico.
 
Sistema Solar Fotovoltaico
 
O Sistema Solar Fotovoltaico é uma nova alternativa para geração de energia, pois sua produção sustentável preserva o meio ambiente. O Sistema Solar Fotovoltaico é composto de painéis solares monocristalinos ou policristalinos, controladores de carga, inversor CC/CA (corrente continua / corrente alternada) e baterias estacionárias.  
 
O processo de obtenção da energia elétrica solar começa a partir do contato de fótons, ou seja, partículas de luminosidade com o silício que liberam cargas elétricas. Após essa transformação as cargas elétricas de forma contínua se distribuem no interior do condutor de carga. Essa carga é direcionada para um banco de baterias, que obtém um valor em KWh necessário para alimentar os equipamento de uma casa ou empresa.
 
Para o Instrutor do SENAI Alann Dias, a energia renovável está se expandindo por ser de certa forma uma energia natural, que não agride o meio ambiente e pelo retorno financeiro que proporciona. “No momento os custos dos equipamentos do sistema solar fotovoltaico ainda são altos, mas com um tempo, esse valor do investimento terá um retorno devido ao longo prazo de vida útil do equipamento” Ressalta Allan.
 
O Laboratório de Energias Renováveis do SENAI/PB é destaque em toda Região Nordeste pelo desenvolvimento de ações envolvendo energia solar, eólica, reuso de águas e utilização de materiais alternativos na construção civil.
 
Além deste curso, o Laboratório de Energias Renováveis do SENAI/PB oferece o curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Térmico; Tecnologia da Construção Solo-Cimento e Instalação e Manutenção de Sistema Eólico de Geração de Energia.
  
Para mais informações, ou realizar sua pré-inscrição para o Curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico acesse o site: www.fiepb.com.br/senai/cursos/procura/fotovoltaico ou ligue para os telefones: () 3182-0231/3102-0213.  
 
Colaboração/Texto/Fotos: Tássita Araújo.

Outras Notícias