Compartilhar

Paraíba

“O SENAI está ajudando na minha profissionalização e na realização do sonho de me tornar empreendedor”, disse aluno do curso de panificação e confeitaria

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 03 de novembro de 2021

A proposta do curso oferecido pelo SENAI, MPT-PB e a FUNAD é incluir pessoas com deficiência no empreendedorismo/mercado de trabalho


Aos 50 anos de idade, Fábio Sérgio Hermano da Costa conseguiu realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Após se matricular nos cursos de panificação e confeitaria oferecido pelo SENAI, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, ele adquiriu conhecimentos, que tem sido essenciais para a concretização do projeto dele que é abrir uma lanchonete para vender salgados.

Fábio era motorista de ônibus, e em 2004, sofreu um acidente automobilístico que mudou o rumo da vida dele.  Após passar 8 meses internado, e ter uma perna amputada, hoje ele usa uma prótese. Apesar de tudo, a vontade de vencer foi maior, e ele sempre encarou os desafios com a cabeça erguida.

No mês de setembro desse ano, ele começou o curso numa área totalmente nova, a de panificação e confeitaria. As aulas acontecem numa unidade móvel do SENAI, instalada na sede da FUNAD, em João Pessoa. Os cursos são oferecidos através do Projeto Padaria Profissionalizante.

“O SENAI está ajudando a me profissionalizar, no curso tenho adquirido conhecimentos úteis para empreender no concorrido mercado de trabalho, e só tenho a agradecer pela oportunidade que estou tendo de realizar o sonho de abrir um negócio, inclusive já comecei a fazer alguns tipos de salgados em casa, comprei uma batedeira, um cilindro , forno e estou fazendo a divulgação e degustação dos meus produtos, e já tenho pessoas interessadas em comprar, e em breve vou montar um ponto onde irei trabalhar”, comentou.

A proposta do curso oferecido pelo SENAI, MPT-PB e a FUNAD é incluir pessoas com deficiência no empreendedorismo/mercado de trabalho, propiciando o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional como padeiro e confeiteiro, de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança e boas práticas de manipulação de alimentos.

As aulas são ministradas pelo instrutor Alan Queiroz, e os cursos de Padeiro e Confeiteiro têm carga horária de 160 horas, cada um. A turma é formada por pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva. A previsão é que a conclusão aconteça no dia 18 de novembro.

“Essa ação é resultante de uma parceria entre o SENAI e o MPT – PB e visa disponibilizar uma oferta de cursos, na área de alimentos, a pessoas com deficiência, no sentido de dar a elas a oportunidade de formação, para que possam ser inseridas no mercado de trabalho formal, ou para que possam empreender. Nessa perspectiva o SENAI entende que está cumprindo com seu papel de contribuir para a sustentabilidade da indústria e a transformação da sociedade, com ações de cunho técnico profissionalizante, mas também com ações de cunho social, ampliando a oferta de cursos, atingindo assim o maior número de pessoas. Lembro também que a metodologia aplicada, é a mesma que utilizamos em todos os nossos cursos, entendo que esse projeto é pioneiro em nosso estado, e até no Brasil, e que estaremos complementando essa ação técnica com a oferta do curso profissionalizante, e de Educação Empreendedora, ou seja, o SENAI está realizando a formação técnica, fará a parte de empreendedorismo para que esses alunos que estão sendo preparados para empreender, já tenham conhecimentos indispensáveis para a gestão do negócio”, explicou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB.

PSAI

Através do Programa SENAI de Ações Inclusivas, o SENAI oferta cursos onde o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e materiais didáticos adequados. Os docentes são capacitados para diversos tipos de situação de aprendizagem.

O SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida. E diversos cursos da instituição já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras.

 

Outras Notícias