Compartilhar

Olimpíada do Conhecimento: Paraibanos se preparam para Etapa Nacional

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 17 de fevereiro de 2012

Ao longo de 70 anos os cursos do SENAI conquistaram credibilidade e a confiança da indústria naciona
Ao longo de 70 anos os cursos do SENAI conquistaram credibilidade e a confiança da indústria nacional pela qualidade do ensino. Foi para premiar alunos que se destacam nestes cursos que a Instituição criou em 2001 a Olimpíada do Conhecimento. Realizada a cada dois anos, a competição estimula a criatividade, inovação e habilidades profissionais, aproximando os estudantes do mercado de trabalho.
 
Em 2011, o SENAI da Paraíba realizou a etapa estadual da Olimpíada. Nesta fase foram pré-classificados, em 17 modalidades, 30 estudantes das Unidades do SENAI e um aluno do SENAC da Paraíba. Eles passarão por uma etapa seletiva de caráter eliminatório, prevista para abril deste ano, sendo avaliados através de prova semelhante à etapa estadual, mas com peso ainda maior, como prevê o regulamento. Os classificados representarão a Paraíba na etapa nacional em São Paulo, no mês de novembro.
 
Diego Juan do Santos é um dos destaques do SENAI no Estado. Classificado em 1° lugar como Eletricista Predial representando o SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, ele se prepara semanalmente para a competição nacional. “Não é fácil competir na Olimpíada. Ninguém vai lá para perder. Mas a gente vai confiante, querendo trazer mais conhecimento e o troféu para a Paraíba.”
 
Na última edição da etapa nacional, em 2010, os competidores paraibanos conquistaram quatro medalhas, sendo uma de ouro e outras três de prata. A Paraíba ficou em primeiro lugar na ocupação de Eletricidade Predial. Já as modalidades de Mecânica de Precisão, Metrologia Dimensional e Revestimento Cerâmico renderam as três medalhas de prata ao Estado.
 
A Olimpíada é composta por três etapas. Na primeira delas (etapa escolar) os Departamentos Regionais do SENAI selecionam seus melhores alunos para competirem na etapa estadual. Nessa fase, são avaliados em provas técnicas pelo planejamento, forma de execução e elaboração de um produto final, de acordo com a ocupação. Os selecionados passam por um processo avaliativo similar na etapa nacional e concorrem a vagas para o WorldSkills 2013 em Leipzig na Alemanha, o principal torneio internacional de educação profissional.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5374.
 
Colaboração/Texto: Thiago Marques

Outras Notícias