Compartilhar

Operadores de Empilhadeiras são formados no SENAI

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 09 de setembro de 2008

Um grupo composto por 20 funcionários da empresa Alpargatas, em Campina Grande participou, no períod

Um grupo composto por 20 funcionários da empresa Alpargatas, em Campina Grande participou, no período de 01 a 04/9, do curso Operador de Empilhadeiras. Com aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo SENAI CFP. Prof. Stênio Lopes. A idéia é capacitar o participante quanto ao funcionamento operacional, o correto manuseio e manutenção da máquina. 

Ministrado na própria empresa, o curso abordou várias temáticas; dando ênfase, no entanto, a segurança, item que a empresa focou suas principais preocupações. Além das exposições orais quanto a temática, em vídeo foram exibidos à correta maneira de manusear o equipamento e também flagrantes de acidentes decorrentes da falta de domínio da empilhadeira. 

A empresa Alpargatas entende que o curso oferecido pelo SENAI representa maior segurança para todos os empregados da Unidade. “A preocupação em capacitar os funcionários, deste setor, a operar bem uma empilhadeira, deve-se ao fato de buscarmos a segurança, tanto dos profissionais que atuam na área, quanto dos demais que eventualmente transitam pelos locais onde existe o movimento deste equipamento”, argumenta o técnico em segurança da Alpargatas, Edmar Dantas. 

O também técnico de segurança da Alpargatas, José Francisco Bezerra, afirma que o curso chegou em boa hora. “Por estarmos em fase de crescimento, ampliando instalações, o fluxo de veículos e pedestres tem aumentado de forma considerável. E isso aumenta o tráfego de empilhadeiras dentro da fábrica e também a nossa responsabilidade, no sentido de que, todo o processo de empilhamento seja feito com total segurança”, afirma. 

Já para o facilitador do curso, Operador de Empilhadeira, instrutor de Mecânica de Automóveis do SENAI, Joabe Saraiva, esta capacitação tem suas particularidades. “A idéia deste curso não é apenas trazer os conhecimentos básicos para uma boa operação na empilhadeira e sim mostrar a sua importância dos corretos cuidados ao operar o equipamento dentro de uma fábrica, assim como alertar para os perigos que a desqualificação pode acarretar para empresa e funcionários”, disse. 

A parceria Alpargatas SENAI resulta, na verdade, em vantagens, tanto para a empresa, quanto para o trabalhador. “Ao realizar um curso voltado a melhorias de trabalhadores e da indústria, o SENAI se vê cumprindo seu papel de agente responsável pela boa qualificação e aprendizagem industrial”, conclui o agente de mercado do SENAI/CEPSL, Ulisses Leite.

Texto/ foto colaboração: Gerson Freitas e Aline Souza

 

Outras Notícias