Parceria do SENAI com Iniciativa Privada Garante Qualificação de Jovens em CG

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 01 de março de 2012

Foi com a renda do trabalho de servente de pedreiro, que Dimas Pontes 19 anos, ajudou a família por muito tempo. Filho de um vigilante e de uma diarista, o jovem morador do bairro do Quarenta, em Campina Grande vem driblando as dificuldades financeiras buscando a qualificação profissional.

A mesma realidade vive Anderson Luan, aos 17 anos o jovem que sonha com a independência financeira, tem procurado se qualificar, e o setor escolhido foi o de Calçados, um dos mais promissores da Paraíba.

Dimas e Anderson são alunos do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado – CTCC Albano Franco, do SENAI em Campina Grande, onde estão matriculados na turma de Confeccionador de Calçados, na modalidade Aprendizagem Industrial. Além do interesse pela área de calçados, os jovens têm muita coisa em comum, a paixão pelo esporte, e participam da Escolhinha de Futsal Santa Cruz, coordenada pelo Coronel Aposentado da Reserva da Polícia Militar da Paraíba, Ilton Almeida.

Na Escolinha eles encontraram bem mais que a oportunidade de praticar uma atividade física, foi lá que eles despertaram para a importância de valores como o respeito ao próximo, e a busca pela educação.

“Hoje meus objetivos são me qualificar cada vez mais, para que no futuro eu possa ajudar a minha família. Quando estiver trabalhando pretendo fazer outros cursos na área de calçados que é um setor promissor e oferece muita oportunidade de trabalho, aqui na cidade”, disse Dimas.

E foi exatamente pensando em dar essa oportunidade para os jovens que estão tentando ingressar no mercado de trabalho, que o empresário Martim Elviro de Medeiros decidiu investir neste grupo em parceria com o SENAI, e hoje 14 alunos da Escolinha com idade entre 16 e 19 anos estão sendo capacitados no CTCC.

“O meu objetivo é dar oportunidade a esses novos profissionais, que têm uma visão diferenciada de mercado, e mostrar para eles que o setor de calçados, em plena ascensão precisa de mão de obra, e aqui na cidade encontramos espaço para essa preparação, já que dispomos de um Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado do SENAI”, ressaltou Martins.

“Esta ação desenvolvida com a Karmélia Calçados demonstra bem o compromisso, tanto do SENAI como da empresa, com a educação profissional, no sentido de conferir a estes jovens as competências essenciais ao negócio de calçados. O objetivo do CTCC é dotar os participantes dos nossos cursos de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de calçados para que ele possa se inserir no mercado de trabalho de forma satisfatória” ressaltou o Gerente do CTCC Josué Casimiro.

A turma de Preparador de Calçados deverá concluir o curso no próximo mês de maio, e o empresário já anunciou que vai criar uma Unidade de Produção na Karmélia Calçados, em Campina Grande, onde os alunos vão estagiar, e aqueles que apresentarem um bom desempenho deverão ser contratados para atuar na empresa.

Conheça os cursos oferecidos pelo CTCC, visite a Unidade que fica localizada na Rua Luiz Motta, 200, em Bodocongó, em Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: () 3182-5500.