CNI

Plataforma Mundo SENAI é apresentada em evento mundial da IBM, nos Estados Unidos

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 18 de fevereiro de 2019

O recurso de inteligência artificial é aberto ao público

A plataforma Mundo SENAI foi apresentada, na sexta-feira (15), na conferência Think, da IBM, em São Francisco, nos Estados Unidos. O serviço de orientação profissional do site utiliza como base o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da empresa norte-americana. O recurso de inteligência artificial, aberto ao público gratuitamente, analisa 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade e autodisciplina, e indica as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado.

O Mundo SENAI foi exibido no evento como uma das boas experiências de uso de ferramentas da IBM. “A apresentação da plataforma é uma comprovação à sociedade, e especialmente aos jovens, que o SENAI está atualizado em nível global e que utiliza tecnologia de ponta para oferecer educação profissional de excelência”, avalia o diretor de Transformação Digital da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva. “O objetivo do serviço é resolver um problema muito comum do jovem, que é escolher a carreira profissional. Por meio da inteligência artificial, o SENAI consegue recomendar o curso mais adequado a cada perfil.”

Um dos objetivos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o uso de uma ferramenta de inteligência artificial foi compreender o perfil socioemocional de um grande número de jovens e orientá-los a escolher os cursos mais adequados à personalidade de cada um. Desde que o serviço foi disponibilizado, há cinco meses, foram realizadas mais de 11.700 orientações.

“A inteligência artificial está cada dia mais impactando a vida das pessoas. O SENAI ser reconhecido como protagonista no desenvolvimento de soluções para a educação profissional e para o mundo do trabalho demonstra sua capacidade de apoiar ainda mais os trabalhadores e a indústria brasileira para a 4ª revolução industrial”, analisa o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Morgado.

De acordo com Roberto Francisco de Souza, presidente da Kukac, empresa que desenvolveu o serviço de orientação profissional por encomenda do SENAI, seriam necessários 175 profissionais para elaborar a mesma quantidade de perfis no mesmo tempo, caso fossem utilizados métodos tradicionais. “Essa é uma demonstração da capacidade da tecnologia de suprir as áreas que não conseguimos atender”, avalia ele. “Um dos desafios da educação no Brasil é fazer em escala as melhores práticas, e a tecnologia pode ajudar nisso.”

CURSOS – Além do serviço de orientação profissional, já estão disponíveis no Mundo SENAI quatro cursos gratuitos sobre inteligência artificial disponibilizados em parceria com a Microsoft: “Introdução à Inteligência Artificial”, “Introdução à Ciência de Dados”, “Fundamentos da Ciência de Dados” e “Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT”. Os cursos são online e ficam abertos permanentemente para matrícula no endereço: cursos.mundosenai.com.br. Todas as pessoas que se matricularem terão acesso ao conteúdo.

Na plataforma, o usuário tem ainda informações sobre vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialiadade. No guia de profissões, é possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada área. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

Durante a conferência Think, foram premiadas também as melhores aplicações com uso das ferramentas da IBM. A plataforma Speck, que é um parceiros do Mundo SENAI, ficou entre as sete melhores do mundo após competir com 500 inscritos. O sistema já havia sido premiado como a melhor plataforma baseada em Watson da América Latina em 2018. O Speck é um ecossistema que permite à escola identificar potencialidades, anseios e competências individuais dos alunos e atuar, com cada indivíduo, para estimulá-lo da melhor forma no aprendizado.