Presidente da FIEP entrega Túnel de Descontaminação desenvolvido pelo SENAI PB para Hospital Napoleão Laureano

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de junho de 2020

Equipamento foi desenvolvido através da Rede de Inovação e Tecnologia

Nesta quarta-feira, 10/06, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha e o diretor regional do SENAI PB, Euler Sales entregaram a direção do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, um equipamento que realiza a desinfecção das vestimentas utilizadas pelos profissionais de saúde que trabalham no local, evitando assim a contaminação por Covid-19.

O túnel de descontaminação tem uma estrutura com dois metros de altura e um e meio de largura, e foi criado pela equipe técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial de Campina Grande. O equipamento utiliza um sistema para pulverização e desinfecção, que atua no momento em que os profissionais de saúde atravessam a cabine, minimizando assim o risco de contaminação pela doença, durante o processo de desparamentação dos profissionais da saúde.

O presidente da FIEP, Francisco Gadelha explicou que desde o começo da Pandemia, o Sistema Indústria tem auxiliado empresas e instituições no enfrentamento à Covid-19.

“Durante toda a pandemia, o SESI e o SENAI da Paraíba se reinventaram, o SESI tem levado orientações para as empresas, através da distribuição de cartilhas com orientações sobre o novo coronavírus, além de doações de máscaras e álcool em gel. Já nas oficinas do SENAI, começamos a pensar qual era a maior necessidade em relação a equipamentos de proteção individual, então produzimos máscaras, face shield (máscara protetora facial), aventais, roupas hospitalares, enfim uma quantidade enorme de itens, necessários aos profissionais que trabalham na área de saúde. E, simultaneamente, começamos a fazer respiradores também, estamos concluindo o primeiro, e fizemos ainda três túneis de descontaminação. Um deles estamos entregando ao Hospital Napoleão Laureano, esse é um presente do Sistema Indústria da Paraíba, em reconhecimento ao importante trabalho realizado em prol da saúde da população paraibana”, disse Buega.

O diretor da Fundação Hospital Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, agradeceu o apoio da FIEP, e disse que a entrega do túnel de descontaminação é um reconhecimento aos serviços prestados pela equipe da entidade filantrópica, que atende a população paraibana e de estados vizinhos com a oferta de exames, cirurgias e procedimentos médicos voltados ao tratamento de pacientes com câncer.

“Receber esse túnel de descontaminação, foi para nós do Hospital Napoleão Laureano, uma forma de reconhecimento à dedicação que temos aos paraibanos. Há quase 60 anos, prestamos um atendimento humanizado aos pacientes com câncer, então o presidente da FIEP reconheceu nosso trabalho, e com este equipamento vamos avançar no enfrentamento à Covid -19, oferecendo mais segurança para nossos profissionais, para os pacientes e também para os familiares”, comentou.

Em breve, outros túneis de descontaminação estarão disponíveis para aquisição pelas empresas. O diretor do SENAI PB, Euler Sales, explicou que o equipamento foi desenvolvido através de uma atuação da Rede de Inovação e Tecnologia.

“O SENAI PB através da Rede de Inovação e Tecnologia vem desenvolvendo um trabalho solidário desde o início da pandemia, não só na produção de equipamentos de proteção coletiva e individual, como também o túnel de descontaminação. E através de pesquisas, nós identificamos que em torno de 50% dos profissionais da área médica, eram infectados, no momento da desparamentação, após o atendimento ao paciente acometido pelo vírus. Dessa forma, com o desenvolvimento desse equipamento, o SENAI Paraíba busca reduzir de forma significativa o número de infectados pelo coronavírus em nosso estado, num momento em que os casos, na Paraíba, atingem um patamar expressivo”, enfatizou Euler Sales.