Compartilhar

Tecnologia e Inovação

Presidente da FIEP visita Espaço de Inovação do SENAI com empresários do setor industrial

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 23 de março de 2022

Na ocasião, Francisco Gadelha acompanhou os empresários em um tour pela instituição, onde está sendo realizada a Olimpíada do Conhecimento.


Na manhã desta quarta-feira, 23, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Francisco Gadelha, visitou o Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, onde está sendo realizada a seletiva WorldSkills da Olimpíada do Conhecimento na ocupação de “Desenho Mecânico CAD”. Na ocasião, em conjunto com empresários do setor industrial, parceiros do SENAI, e representantes dos poderes executivo e legislativo do estado, o presidente participou do Espaço de Inovação e falou sobre a importância da inovação na construção do futuro. 

Hoje nós olhamos para trás e vemos as tecnologias daquela época como ultrapassadas, e futuramente vão ver o que fazemos como ultrapassado, mas tudo foi criado em benefício da sociedade de acordo com cada contexto. A inovação tem sido uma grande ferramenta para a construção de um excelente futuro para a humanidade. Eu, particularmente, não olho para o ‘retrovisor’, estou sempre pensando no futuro e na inovação, por isso nós vamos fazer o que for possível para que o SENAI, que é uma instituição tão importante na vida de milhares de jovens e que modificou positivamente as gerações, possa, através da inovação, também modificar positivamente o futuro. Nós vamos sempre fazer o melhor para que todos alcancem essa inovação e para que sejamos cada vez mais capazes de entregar à sociedade, os benefícios e os bens que ela deseja”, garantiu o presidente da FIEP. 

Francisco Gadelha ainda acompanhou os empresários em uma visita a instituição, onde puderam conhecer o portfólio de serviços em tecnologia e inovação do SENAI e as iniciativas desenvolvidas em prol do setor industrial. Na ocasião também houve a apresentação da “Plataforma de Inovação da Indústria”, por Fabiana Hiluey, interlocutora de Inovação do SENAI, e do “Programa Centelha 2 Paraíba” da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), por Patrícia Costa, além de uma exposição sobre o Hub PB, programa de aceleração para startups.

A Paraíba está sediando a competição na ocupação “Desenho Mecânico CAD” com oito competidores de vários estados do país, desde o último dia 21 de março, quando houve a abertura oficial, e segue até a próxima sexta-feira, 25, quando será premiado o vencedor da competição, que irá representar o Brasil na ocupação no WorldSkills Internacional em Shanghai, na China, ainda este ano. 

Durante os cinco dias de atividades, estão sendo realizadas outras ações do SENAI em paralelo, como visitas de escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande na unidade do SENAI no bairro da Prata, o GrandPrix de Inovação, que busca estimular o fortalecimento do ecossistema empreendedor com ações que geram soluções de desafios para demandas da indústria com pequenas, médias e grandes empresas, e a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento.

Outros dois estudantes do SENAI da Paraíba estão participando de seletivas WorldSkills no Espírito Santo e Goiás, nas ocupações de “Instalações Elétricas” e “Design Gráfico”, respectivamente, onde serão avaliados pelas competências técnicas em provas que simulam a situação real de trabalho. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias