Prevenção e Segurança: aliadas da Inspeção Veicular

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de maio de 2008

Para que um veículo apresente boas condições de uso, e proporcione mais segurança ao motorista e passageiros é necessário que ele esteja com os itens de segurança mecânica e elétrica em perfeitas condições. A verificação preventiva dos itens de segurança do veículo é uma ação necessária e de fundamental importância tendo em vista que os acidentes no trânsito têm dizimado milhares de vidas a cada ano.

Mas a Inspeção Automotiva deve ser feita por profissionais qualificados, que trabalham em Organismos de Inspeção Automotiva credenciados pelo INMETRO e DENATRAN. Em João Pessoa, o SENAI realiza há cerca de cinco anos, este serviço especializado na Unidade de Inspeção Veicular, no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho. O trabalho é destinado a todos os proprietários de veículos, especialmente aqueles que desejam comprar ou vender um veículo ou ainda aqueles que desejam fazer manutenção preventiva antes de viajar.

Com duração de aproximadamente uma hora são verificados itens fundamentais para a segurança e o bom funcionamento do veículo, como o estado das correias, embreagem, palhetas de pára-brisa e vidro traseiro, freios, iluminação e a medição das emissões de poluentes. Também são observados itens como sinalização, suspensão, verificação de folgas, verificação da parte inferior (escapamentos, assoalho, tubulações, etc), pneus, rodas e equipamentos de segurança.

O trabalho é feito por uma equipe formada por dois técnicos em mecânica, um auxiliar e dois engenheiros mecânicos. A linha de inspeção é composta por frenómêtro, banco de prova de suspensão, placa de verificação de alinhamento de roda, analisador de gases poluentes, regloscópio, decibilímetro, analisador de folgas, entre outros equipamentos.

Após a Inspeção o proprietário do veículo, recebe um laudo, em que constam os itens que precisam ser reparados e, a partir daí é necessário que o veículo seja encaminhado a uma oficina para que o problema seja solucionado.

De acordo com o Coordenador do Organismo de Inspeção, Alexandre Braga, o serviço é realizado desde abril de 2003, e cerca de 30% dos atendimentos são realizados em frotas de empresas da Capital e de município circunvizinhos. Atualmente o SENAI possui uma média de 20 empresas que fazem a inspeção com regularidade. Em 2007 O SENAI realizou mais de 4 mil inspeções automotivas.

A Auto Escola Rainha da Paz de João Pessoa realiza a Inspeção Veicular de sua frota no SENAI desde 2003, anualmente mais de trinta veículos da Auto Escola passam pela inspeção na Unidade de Inspeção. “ Sempre tivemos boas informações do SENAI por isso escolhemos fazer esse acompanhamento na Unidade do Odilon Ribeiro Coutinho. Hoje, nossa frota que é formada por 36 veículos passa todos os anos pela Inspeção do SENAI, além disso sempre que precisamos renovar a nossa frota, quando compramos carros novos levamos para a inspeção”, disse Wellington Luiz da Silva, Gerente Administrativo da Auto Escola.

Wellington afirma que o SENAI é um referencial na área de Inspeção em João Pessoa,  e por isso procurou a instituição para atender a sua empresa. “O SENAI é uma instituição séria, além disso, a rapidez e a precisão do diagnóstico feito pela equipe da Inspeção Veicular é o diferencial que faz com que mais empresas busquem realizar este serviço na Unidade da Capital” destacou o Gerente.

A Energisa é outra empresa que faz a inspeção no SENAI, atualmente 150 veículos da empresa que foram convertidos para o Gás Natural são inspecionados pela equipe da Unidade do Odilon Ribeiro Coutinho. O trabalho é feito há oito meses, e o Gerente do Departamento de Transporte e Serviços Administrativos, José Ideltonio Moreira disse que a escolha pelo SENAI foi feita diante da qualidade das condições técnicas, e ainda pela Unidade ser Acreditada pelo INMETRO e DENATRAN.

Na inspeção automotiva, os técnicos do SENAI utilizam, modernos equipamentos que avaliam a situação em que se encontra o veículo em termos de segurança veicular. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30, e não é necessário fazer pré-agendamento.

Conheça os Benefícios da Inspeção Automotiva:
- Aumento de segurança no trânsito;
- Maior proteção ao meio ambiente;
- Melhoria na saúde e qualidade de vida;
- Redução dos congestionamentos;
- Redução no roubo, furto e clonagem dos veículos;
- Diminuição das despesas com a manutenção de veículos, pois agindo preventivamente, gasta-se menos;
- Valorização e segurança na compra de veículos usados em bom estado de conservação;
- Melhoria na qualidade e na capacitação técnica dos mecânicos;
- Mais eficácia nos programas de renovação de frota pelo sucateamento de veículos sem condições de circular;
- Prolongamento na vida útil dos veículos;
- Inibição do uso de peças de baixa qualidade;
- Redução dos custos sociais relacionados aos acidentes e à poluição.

Organismo de Inspeção do SENAI é Acreditado pelo INMETRO
Em atendimento a portaria do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, e considerando que o serviço de inspeção veicular executado por Instituição Técnica Licenciada deve ser monitorado e controlado através da implementação de sistema aplicativo informatizado integrado ao SISCSV, a Unidade Operacional do SENAI de João Pessoa foi avaliada pelo INMETRO, no mês de dezembro de 2007.  A partir da auditoria o Sistema de Inspeção do SENAI foi homologação junto ao DENATRAN.Com a avaliação, o Organismo de Inspeção Veicular – OIA, passou a ser chamado de ITL - Instituição Técnica Licenciada, atendendo a todos os requisitos da norma regulamentadora do INMETRO.

Informações: () 3233-2156/3233-7046

Fotos: Ailson Ramalho