Compartilhar

Paraíba

Programação do Dia do Estudante realizada pelo SENAI PB é marcada por palestra, case de sucesso de ex-aluno e sorteios de brindes

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de agosto de 2021

Programação é comemorada anualmente pelo SENAI 


Pelo segundo ano consecutivo, o SENAI da Paraíba realizou uma programação virtual para celebrar o Dia do Estudante, que tradicionalmente é comemorado pela instituição com eventos presenciais em cada unidade da instituição no estado.

Nesta quarta-feira, a programação transmitida pelo YouTube foi aberta pelo diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales.  “Saudar os estudantes, que são os grandes homenageados do dia, e lembrar que para o SENAI o dia 11 de agosto, é uma data centenária que fazemos questão de celebrar anualmente pela sua grandiosidade. Para mim, todo dia é dia do estudante, isso porque ser estudante é muito mais que cumprir uma rotina escolar. É se tornar uma pessoa completa, exercitar a cidadania, aprender a conhecer o mundo, as pessoas e modificar a realidade. E pelo segundo ano, mesmo não podendo nos reunir presencialmente, planejamos uma noite especial, com muito zelo e dedicação, para todos vocês”, afirmou Euler.

Durante o evento, os participantes acompanharam uma palestra sobre  “Comunicação Assertiva nas Redes Sociais, com foco na empregabilidade”, realizada em parceria com o Sebrae, e proferida pelo professor doutor, Gabriel Perissé, que é mestre em literatura e Teologia, e doutor em Filosofia, com Pós –Doutorado em Filosofia e Historia da Educação.

 “A Comunicação Assertiva nas Redes Sociais com foco na empregabilidade é um tema muito concreto, mas que merece uma contextualização, um involucro, digamos assim, para que não fique uma coisa muito técnica, é isso e acabou, porque não é assim.  A comunicação, a assertividade, a empregabilidade fazem parte de uma vida, de uma atitude, de uma série de comportamentos que tem a ver também com o dia do Estudante. Vocês devem saber que o Dia do Estudante foi definido em 1937, por uma decisão do Congresso Brasileiro que define as datas comemorativas, mas na verdade se remete ao dia 11 de agosto de 1827 quando surgiram no Brasil, as duas primeiras faculdades, a faculdade de Direito, em Olinda–PE, e a faculdade de Direito em São Paulo, capital. Tanto é que o dia 11 de agosto é o dia do Advogado. E a ideia de se comemorar esse dia, se expandiu para o estudante de um modo geral. E isso é muito significativo porque as datas comemorativas servem para que possamos ativar a nossa memória, ativar a nossa capacidade de pensar nos temas que estão em jogo. Então no momento em que se comemorava o dia do “Doutor Advogado”, se comemorava apenas um tipo de estudante, um tipo de pessoa que se prepara para ter uma atividade profissional. No momento em que se fala que é o dia do estudante, isso torna a coisa um pouco mais interessante porque agora todos nós que somos estudantes, somos contemplados por esse dia e também se faz a memória a lembrança do quanto isso é importante para as pessoas e para nosso país”, contextualizou o palestrante.

E em plena era tecnológica, o professor falou sobre a importância de se manter o foco nos estudos, sobretudo para não permitir que as tecnologias nos transformem em extensões dela.

“A nossa preparação como estudiosos, é fundamental para que não nós percamos nesse mundo em que a comunicação não é feita por poucos, mas é feita por todos nós, que consumimos, e produzimos ideias, conceitos, fatos, notícias. E é nesse mundo das redes sociais, e da idade mídia, que nós vamos nos comunicar não só como profissionais dessa ou daquela atividade, mas como seres humanos, como cidadãos e pessoas.  Precisamos lembrar, portanto, que nós não somos robôs, não somos aplicativos, não fazemos parte da idade mídia como se fossemos uma extensão dela. Nós somos pessoas, e como tal, não estamos submetidos apenas à lógica do computador, da internet, nós também somos aqueles que podem humanizar as relações através da internet, e é esse o embate fundamental que nós experimentamos hoje. Não permitir que toda essa possibilidade tecnológica, toda essa riqueza de meios, nos tire a humanidade e nos transformem em pessoas que sejam apenas uma extensão, um periférico do computador, da máquina", disse

Durante a programação, o ex- aluno SENAI Prata, João Kenno que atualmente é um dos 5 melhores CASTER de Fortnite do Brasil, compartilhou um pouco da experiência dele num bate papo, com Julionito, instrutor do SENAI Prata, de Campina Grande. João falou como a participação dele em competições como a Olimpíada do Conhecimento contribuiu para a transformação da vida que ele teve através dos conhecimentos que adquiriu no SENAI.

Os estudantes que participaram do evento, ainda tiveram a oportunidade de participar de jogos interativos, e de sorteios, exclusivos para alunos do SENAI. O evento foi encerrado pelo gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB, Janildo Sales, que deixou uma mensagem de otimismo e determinação para os estudantes que acompanharam a programação.

Para acompanhar como foi a programação completa do Dia do Estudante realizado pelo SENAI, acesse o link: https://youtu.be/mHY7Z3L0pHQ 

Outras Notícias