Projeto do CTCC é exposto na II MOSTRA INOVA SENAI

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 27 de setembro de 2011

Dentro da programação da Mostra Inova SENAI foi realizada a “2ª EXPOSIÇÃO SENAI SESI PARCEIROS DA INDÚSTRIA NA INOVAÇÃO” que reuniu 8 projetos desenvolvidos por empresas paraibanas no âmbito do Edital SENAI SESI de Inovação.

O SENAI apresentou alguns projetos inovadores desenvolvidos em suas unidades. O Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco, de Campina Grande, teve a oportunidade de divulgar o Projeto "Implantação de um Sistema de Aproveitamento do Rejeito da Dessalinização de Águas para o Cultivo da Microalga Spirulina", aprovado no Edital SENAI SESI Inovação 2010 . As ações do projeto estão em andamento desde outubro de 2010, sendo desenvolvidas no Laboratório de Controle da Qualidade (LCQ) do CTCC, através de parceria com a empresa PURÍSSIMA Indústria e Comércio de Águas Dessalinizadas Ltda.

Durante o evento a coordenadora do projeto, Diane Leal, juntamente com os bolsistas do CNPq, Thyago Albuquerque e Dannusa Gonzaga mostraram o cultivo em escala piloto da microalga Spirulina, bem como a biomassa em pó da Spirulina, já produzida no LCQ. A biomassa de Spirulina em pó será produzida em escala comercial na empresa PURÍSSIMA, localizada na cidade de Serra Branca- PB.

Atualmente a produção de Spirulina no Brasil ainda é incipiente, não atende a demanda das indústrias de alimentos, fármacos e cosméticos, obrigando-as a importar esta microalga de outros países. Com o apoio do SENAI, a Empresa Puríssima está desenvolvendo um processo inovador para produção da microalga Spirulina, que possui um grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.

Informações adicionais sobre o Projeto, através do telefone: () 3182- 5520.