Compartilhar

Representante do Exército visita Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial para conhecer projetos e viabilizar parcerias

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de março de 2021

Representante do Exército visita Ecossistema de Tecnologia e Inovação

Nesta terça-feira, 02/03, o Instituto SENAI de Automação Industrial, em Campina Grande recebeu a visita do representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, o coronel Almir Silva, que foi recebido pelo diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales.

A visita teve como objetivo conhecer a atuação do SENAI, na área de Inovação e Tecnologia para que possa ser discutida futuramente a assinatura de um termo de cooperação entre o Exército e a instituição, onde o SENAI atenderia demandas nas áreas de soluções digitais, automação, e têxtil e confecção.

No SENAI, o coronel Almir Silva, pode conhecer os laboratórios de metalmecânica, eletroeletrônica, TI, Automação e Mecatrônica, e o núcleo de Automação Industrial e o SENAI LAB, onde acompanhou uma simulação em 3D, de uma manutenção automotiva.

“Estou impressionado com tudo que vi por aqui, o trabalho que é realizado, a gestão do próprio SENAI, é um trabalho de excelência, e eu tenho certeza que nós vamos fazer uma boa parceria. O Exército hoje possui demandas em inúmeras áreas, por exemplo, em TI, precisamos de Simulação para reduzir custos, uma vez que as nossas ações são caras. Por exemplo, para um carro de combate atirar, o custo de um tiro é muito alto, chega próximo do valor de 8 a 10 carros populares, então precisamos de simulação e percebemos que aqui encontramos o lugar certo. Temos outras demandas também, nas áreas de saúde, engenharia, alimentos, enfim, e o nosso objetivo é fazer um acordo de cooperação, onde no próximo passo apresentaremos as nossas demandas, para ver de que forma o SENAI poderá nos ajudar”, disse o coronel.

Na ocasião, o gerente do Instituto SENAI de Automação Industrial, José Nilton, e o gerente executivo de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação da instituição, Janildo Sales apresentaram parte dos projetos que estão sendo desenvolvidos na Paraíba, a exemplo do Estudo Adaptativo que utiliza uma metodologia de inteligência artificial que busca aperfeiçoar o modelo de ensino, para facilitar o aprendizado nos centro de formação do SENAI, e que também pode ser aplicado nos centros de formação do Exército.

O diretor regional do SENAI, também mostrou toda a estrutura que a instituição dispõe na Paraíba, a exemplo das 7 unidades físicas espalhadas no estado, bem como as especialidades da instituição que possui uma capilaridade de serviços que atendem 14 eixos industriais. E ainda, ressaltou o trabalho desenvolvido nos Institutos de Tecnologia, que funcionam apresentando soluções tecnológicas em Automação Industrial, para o setor Têxtil e de Confecção, e também realizando consultorias em eficiência operacional para a indústria.

“O SENAI Paraíba vem buscando a cada dia potencializar a sua atuação na área de tecnologia e Inovação. E a visita do representante do Exército Brasileiro no nosso Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial abre portas para que num futuro próximo a gente possa vislumbrar grandes projetos nas áreas de inovação e tecnologia, considerando que recentemente nós criamos o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos, e que certamente vai colaborar de forma preponderante para que projetos com soluções tecnológicas possam chegar a indústria paraibana e também brasileira”, afirmou Euler Sales.

Em Campina Grande, o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, cumpre uma agenda de visitas em instituições que compõem o Ecossistema de Tecnologia e Inovação. A programação começou nesta terça-feira, e ele esteve na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTc – PB, e no SENAI. Já amanhã o coronel visitará o Laboratório de Dessalinização da UFCG, e encerrará a programação na Unifacisa e no Hospital de Ensino e Pesquisa - Help.

Outras Notícias